O universo Harry Potter volta às telas do cinema e às livrarias

Julia Folmann e Tiago Correia (*)

Estreou ontem (17) em todo o Brasil Animais Fantásticos e onde habitam, mais um filme do universo Harry Potter e a primeira produção de J.K. Rolling como roteirista. Desta vez o filme se passa na cidade de Nova Iorque na década de 1920, apresentando ao público fatos do passado do mundo bruxo.

O diretor inglês David Yates, que também comandou os últimos filmes da saga Harry Potter, dirige o novo filme que conta com todos os efeitos especiais esperados para uma super produção. Newt Scamander, que no universo bruxo é o autor de um livro que Harry Potter e seus amigos utilizam na escola de Hogwarts, é vivido por Eddie Redmayne, o protagonista desta história que chega aos Estados Unidos com uma maleta cheia de criaturas incríveis. O elenco conta ainda com Katherine Waterston, Dan Fogler, Alison Sudol e Johnny Depp que como o vilão Gellert Grindelwald. Veja o trailer aqui.

harryVitrine da Livraria Curitiba no Shopping Estação. Foto Julia Folmann

Desde o último dia das bruxas (31/10), os Potterish’s brasileiros (fãs de Harry Potter) voltaram a ser imersos no universo Harry Potter com a publicação de Harry Potter e a criança amaldiçoada. O livro está pela segunda semana consecutiva na lista dos mais vendidos da Revista Veja e se passa 19 anos depois dos acontecimentos de As Relíquias Da Morte, narrando a história de Alvo Potter, segundo filho de Harry e Gina Potter, sua conflituosa relação com Hogwarts, a relação dramática com o pai e aventuras no tempo.

Ao contrário dos demais livros da saga, este não é um romance, e sim roteiro para uma peça de teatro, divido em quatro atos na qual as cenas são de grande dinamismo, pois embora a história relate o futuro de Harry Potter e seus colegas de Hogwarts o leitor vai reviver várias cenas clássicas do enredo passado.

 

 Harry Potter na UTFPR é coisa séria

O grupo de estudos Harry Potter e Mitologia, coordenado pela professora Regina Helena Urias Cabreira, do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM), existe há dois anos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) contando com docentes e discentes que procuram ler e discutir a saga Harry Potter no contexto da pesquisa acadêmica, o que já deu origem a uma conferência e artigos científicos.
A professora Marcia Regina Becker (DALEM) já há algum tempo trabalha com os livros de J. K. Rowling em sala de aula, na disciplina de Literatura Inglesa do século XX e XXI – poesia e teatro. Por exemplo, nesse semestre foi inserido Harry Potter e a criança amaldiçoada, por conter temas interessantes para a pesquisa como mitologia, conflitos éticos e amizade.

Sobre o interesse dos alunos, a professora comenta: “Já conversei com alguns alunos que leram este livro e que gostaram bastante, se emocionaram com algumas partes. Pois há uma mensagem importante em relação à amizade.” Ela diz ainda “a amizade é um tema recorrente não só nesse livro, mas em toda a série”. Em outras disciplinas do curso de Letras Português-Inglês os livros de Harry Poter também se fazem presentes.

anaVitória Bandeira: fã de Harry Potter e aluna de Letras Português-Inglês. Foto Julia Folmann

A acadêmica Vitória Bandeira, que cursa Letras Português-Inglês na UTFPR, relata que começou a ler Harry Potter ainda criança: “Eu tinha de 7 pra 8 anos, estava recém alfabetizada e já estava lendo Harry Potter, então é uma coisa que está na minha vida desde sempre.” Diz ainda que este foi um dos motivos por escolher o curso de letras e ter participado do grupo de estudos Harry Poter e Mitologia.

(*) Estudantes de Comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s