ENCOM mostra projetos de comunicação para o Terceiro Setor

Julia Folmann(*) e Maíra Kaline(**)

Foi realizado hoje (18), o segundo e último dia do Encontro de Comunicação com o Mercado (ENCOM) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Diferentemente do primeiro dia, que trouxe experiências do mercado de comunicação, o segundo dia contou com uma palestra do Analista de Projetos do Hospital Pequeno Príncipe, Denis Carneiro, e teve como atração principal apresentações de trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre por equipes do 4º período do curso de Comunicação Organizacional da UTFPR.

Durante boa parte da manhã, houve apresentações de projetos criados para Organizações da Sociedade Civil (OSC’s), sendo contempladas quatro entidades que desenvolvem trabalhos sociais com diferentes focos: a Escola de Integração Linyon, que oferece cursos gratuitos a imigrantes e refugiados buscando colocá-los no mercado de trabalho; a ong Gol do Bem, que desenvolve um projeto esportivo com crianças do bairro Guatupê, em São José dos Pinhais; o Movimento ZTGT, de estímulo à arte, à vida saudável e ao empoderamento feminino com a realização de eventos e a edição de uma revista; e o projeto Cabelo Amigo, que empresta perucas a mulheres em tratamento contra o câncer.

Através da disciplina de Projeto 4, e com integração às demais disciplinas do período, neste semestre os alunos tiveram a oportunidade de se aproximar de organizações sem fins lucrativos e desenvolver um trabalho para melhoria destas instituições.

encon-dia-2Equipe Agência 220 no Auditório da UTFPR Sede Centro. Foto Julia Folmann
encon-dia-2-2Alunos apresentando o projeto para Movimento ZTGT  – Foto Maíra Kaline

No final da manhã os trabalhos foram analisados, criticados e elogiados por professores do Departamento de Linguagem e Comunicação (DALIC) que deram seu parecer pontualmente a cada equipe. Após isso, o resultado da equipe vencedora foi divulgado: Agência 220, composta por Amanda Amorim, Amanda Santos, Emanoelle Santos, Georgia Pires, Liziane André e Marina Scheffer, ganhou o prêmio por melhor projeto de comunicação organizacional. A Agência 220 teve seu trabalho baseado no Projeto Linyon, que é uma ONG que visa capacitar e promover o protagonismo de migrantes e refugiados.

Beatriz Rodrigues, que integra a organização do evento, disse que “a ideia do ENCOM é trazer a comunicação nos três setores, e realmente mostrar como funciona nos setores público, privado e no terceiro setor”.

encon-dia-2-3Denis Carneiro falando com o público no ENCOM. Foto Maíra Kaline

Em entrevista ao AGComunique, Denis Carneiro disse: “O evento é muito importante para os alunos e para a comunidade se inteirar sobre assuntos atuais. Falar do terceiro setor no ENCOM é uma oportunidade super legal de discutir novas ideias, discutir práticas, entender o mercado, para que tenhamos menos preconceito, mais acesso à informações e sermos mais humanos e mais sociais”. Ainda quando questionado sobre o resultado da premiação, Denis explica “um dos pontos fortes foi que eles escolheram uma causa que tem muito impacto social. Além disso, a equipe conseguiu abranger diversas formas, uma boa comunicação, bons planos, uma boa tática de captação de recursos, uma boa identidade visual, é um completo de boas ações”.

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

(**) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR e bolsista PIBIC CNPq Grupo de estudos de trabalho, educação e tecnologia PPGTE/UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s