Atléticas da UTFPR participam do Comunica Beach 2016

Anneliége Hessel, Igor Pagliuso, Itana Sued,

Leonardo Sousa e Tariana Zacariotti (*)

Aconteceu no último feriado prolongado (12,13 e 14) o Comunica Beach 2016, evento que reúne diversas atléticas do Paraná e de Santa Catarina (em alguns casos de outros estados também) para realização dos jogos universitários. Contando com os esportes: futebol de areia (masculino e feminino), futevôlei (masculino), vôlei de praia (masculino e feminino), dodgeball (masculino e feminino) e bets (misto).

comunica1

Fundado em 2008, o Comunica Beach passou por Caiobá (PR), Ferrugem (SC), Mariscal (SC) e Florianópolis, e chegou a Governador Celso Ramos, em Santa Catarina um de seus mais belos destinos para reunir os jogos e as festas.  A edição de 2016 contou com a maior integração das atléticas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), foram mais de 100 pessoas, juntando as três atléticas: Metralhas (Administração), Matilha (Educação Física) e AAADEC (Design e Comunicação)

Para a realização dos jogos, as atléticas são dividas em ligas que representam os cursos em questão, no caso, os Metralhas participaram da liga “Economíadas”, juntamente com outras três atléticas. A Matilha integrou a liga de Educação Física, concorrendo com duas outras e a AAADEC, da liga de Comunicação, tinha outras quinze entidades concorrentes.

Os jogos ainda contaram com três atrações principais nas festas: MC Koringa, cantor de funk, na primeira festa; Oriente, banda de hip hop, na segunda e Maneva, banda de reggae, no último dia, quando tocaram em um luau. O público presente que curtiu os três dias de jogos e festas foi de aproximadamente duas mil pessoas.

Resultados da UTFPR

A atlética de Administração fez bonito no Comunica Beach 2016, sendo campeã geral ao ficar em primeiro lugar, de quatro atléticas participantes. Os Metralhas foram campeões no futevôlei, bets e futebol de areia, vice-campeão no vôlei e terceiro lugar no dodgeball, na categoria masculino, na categoria feminina, foi campeã no dodgeball e futebol de areia e vice no vôlei, ficando muito a frente de seus adversários e trazendo título do para a UTFPR.

Leonardo Gomes, presidente dos Metralhas deu uma declaração exclusiva para a AG Comunique: “O objetivo dos Metralhas para o Comunica 2016 era primeiramente organizar uma viagem muito boa para toda a galera, que pudesse ser atrativo para todo o público, seja atleta ou torcida e, consequentemente, conseguir levar a maior delegação da nossa história para o Comunica, com cerca de 50 pessoas”.

comunica2Integrantes da Atlética Metralha, Administração, UTFPR

Atingida esta meta, levando a maior delegação da história da atlética, o presidente ainda comenta do objetivo esportivo da equipe: “Nosso objetivo era conseguir desempenhar bem a questão esportiva e pela primeira vez ter a participação feminina nos esportes, coisa que nunca tinha acontecido, jogando todas as modalidades, e conseguimos ser campeões em diversos esportes” E ainda complementa: “Nessa parte superou ainda mais nossas expectativas, fomos campeões da Liga Economíadas, com 57 pontos a frente do segundo colocado. Muito orgulho dos nossos atletas que sempre cumpriram os horários e representando as coras dos Metralhas com orgulho”

A equipe da Matilha também garantiu o título geral do Comunica Beach 2016 na liga da Educação Física.  Para uma atlética que se iniciou há poucos meses, é de extrema importância um título em sua primeira participação em um evento de grande porte, como é o Comunica Beach.  A atlética de Educação Física levou para Governador Celso Ramos cerca de 25 representados, entre atletas e torcida para fazer bonito em sua primeira participação e o resultado foi melhor que o esperado.

comunica3Prêmios da Atléica Matilha, Educação Física, UTFPR

Contando com 16 atléticas, a liga de Comunicação, foi a maior do Comunica Beach 2016.  A representante da UTFPR,  AAADEC, não garantiu o título geral, mas ficou em 5º lugar, o título geral ficou com a PUCPR (Narcóticos).

O presidente da AAADEC, Phelipe Heizen, também falou com a AGCoomunique: “Participar de jogos universitários é sempre muito bom. É uma oportunidade de fazer novas amizades ou conhecer melhor aquela pessoa que está do seu lado, assim como sentir o clima de uma competição universitária e torcer pela sua atlética e seu curso. Se somar a isso um lugar incrível, como Governador Celso Ramos, tudo fica ainda melhor, inesquecível. Como presidente da AAADEC, fiquei muito feliz em ver tantas pessoas de dentro e fora da UTFPR compartilhando esse momento conosco e torcendo pelos nossos times. Faz todo o trabalho que tivemos nos últimos meses valer a pena e fica a sensação de dever cumprido”.

De modo geral, a participação das atléticas da UTFPR no Comunica Beach 2016 foi muito boa, com dois títulos gerais e a maior integração que a universidade já viu. É possível afirmar que essa parceria só tende a crescer, como disse o presidente da AAADEC, é uma soma de fatores, o lugar incrível, a participação esportiva e a integração da melhor qualidade que não pode faltar em lugar nenhum.

comunica4Governador Celso Ramos (SC) local dos jogos de 2016

Organização deixou a desejar

A organização do evento foi muito criticada durante a realização dos jogos, houve vários problemas como, por exemplo, o cancelamento de algumas atrações anunciadas com antecedência.  O local dos jogos também foi alvo de críticas, pois, apesar de contar com uma praia muito bonita e uma cidade tranquila, o local da realização dos jogos e das festas não era nem de longe o ideal para que um evento deste porte acontecesse. As quadras de areia mais pareciam – se não eram – um terreno de construção, com pedras, tijolos quebrados e pedaços de madeira. Os esportes foram praticados nessas condições, o que é lamentável. Durante a realização das festas, a revista era feita de forma adequada, mas de nada adiantava se no próprio local havia objetos que poderiam ferir alguém, ou seja, uma grande falha da organização.

O aluno de Publicidade e Propaganda da UFPR, Lucas Berboni, comentou: “O Comunica Beach foi demais! Tempo bom, gente bonita em um lugar maravilhoso. Mesmo com a desorganização das festas deu pra curtir muito conhecer bastante gente nova e um lugar sensacional. De brinde, deu até pra curtir uma Super Lua na volta para casa”

*Estudantes de Comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s