II Novembro Negro tem início na UTFPR

Paulo Mance (*)

Nesta quarta-feira (9), iniciou-se na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) sede centro – em Curitiba, o “II Novembro Negro”, evento que segue até sábado (12), contando com palestras, apresentações, mesas-redondas e oficinas. Realizado pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI), pelo segundo ano consecutivo, o evento faz presença no calendário da universidade, tendo o miniauditório como palco da maior parte das atividades.

O “Novembro Negro” foi instituído por conta da celebração do dia 20 deste mês, o Dia Nacional da Consciência Negra, a data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de “Zumbi dos Palmares” e trata-se fundamentalmente de uma ocasião dedicada para a reflexão quanto à inserção do negro na sociedade brasileira. Esta segunda edição do “Novembro Negro” na UTFPR, possui sua temática voltada para a presença do negro no espaço acadêmico, além de também tratar de uma série de questionamentos, como: “O que é ser negro? Quem é negro? Quem são os negros? Quais os significados do termo “negro”? ” São estas algumas das pautas que certamente necessitam de mais espaço para reflexão na sociedade contemporânea.

Na manhã de hoje ocorreu a abertura do evento às 9h e logo em seguida, ás 9h30, já houve o início da primeira mesa-redonda, com o tema “Ser negro no Brasil”, foi mediada por Ivo Queiroz e contou com representantes da comunidade negra de Curitiba. Ainda hoje foram realizada mais duas conferências durante a tarde, com os temas “Ser negro em um mundo branco: Fanon e as máscaras brancas” e “Ancestralidade africana e descolonização da ontologia social do negro no Brasil”.

novembro

Mesa-redonda que aconteceu logo pela manhã no primeiro dia do “II Novembro Negro”. Foto: Paulo Mance

Este primeiro dia de evento recebeu uma avaliação muito positiva do público e gerou um movimento considerável no miniauditório da universidade, apesar da chuva, que sem dúvidas comprometeu a quantidade de espectadores. Uma das ouvintes da mesa-redonda que aconteceu ao longo da manhã desta quarta-feira, Maíra Kaline, aluna de Comunicação Organizacional, afirmou: “É de grande importância para mim este evento na UTFPR. Visto que em Curitiba, o dia da consciência negra não é feriado, sendo que em todas as outras cidades é. A capital paranaense ainda é composta por sua maioria de brancos e, inclusive, encontramos muito racismo por aqui. É lindo ver que a Universidade e os alunos se mobilizarem para quebrar os paradigmas, abrir a mente e fazer com que todos sejamos respeitados igualmente. E dar destaque a cultura negra neste evento, fortalece nossa presença negra na universidade. ”

Vale ressaltar que é necessária uma inscrição prévia para ser ouvinte das palestras e atividades que estão sendo realizadas ao longo do evento, as inscrições vão até hoje (9), portanto, ainda dá tempo, basta se inscrever diretamente neste e-mail: neabiutfprct@gmail.com. Se você já está inscrito, saiba que poderá solicitar um certificado de participação após sua conclusão, a carga horária total dos certificados é de 20 horas, mas, para obtenção deste, é preciso que o aluno tenha uma presença de no mínimo 75%  nas atividades.

Há ainda a inscrição para as oficinas que acontecerão no sábado (12), os interessados poderão se inscrever diretamente no local do evento, porém ainda não foram divulgadas quais serão as oficinas e nem os horários destas. Para mais informações, acesse: II Novembro Negro.

negro

Programação completa do evento, enviada pelo NEABI para o e-mail institucional dos alunos da UTFPR

 

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s