Paraná sedia hackathon do setor energético

Cristiano Sousa (*)

Nesta sexta-feira (4) cerca de 300 estudantes de todo o Brasil desembarcam no Paraná, para o Hackathon Sendi 2016, uma maratona de programação voltada ao setor de distribuição de energia. Realizado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e coordenado pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), o evento tem início às 20 horas, se estendendo por todo o final de semana, até às 18h30 do domingo (6), no Expotrade Convention Center (Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, nº 10454), em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

hackathonsendi2016

Com o objetivo de gerar soluções e inovações para o segmento de distribuição de energia, que sejam livres e utilizáveis, o evento se destina a estudantes de nível técnico, de graduação (tecnológico, bacharelado e licenciatura) e de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), oriundos de todas áreas de conhecimento, abrangendo Engenharias, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. “Quanto mais heterogênea a equipe, mais chances de boas ideias”, afirma o executivo da Copel, Fabiano Nezello.

As equipes serão compostas de no mínimo três integrantes e no máximo cinco, contemplando, pelo menos, um estudante em cada área de atuação: desenvolvedor, designer e negócios. Os participantes serão divididos, ainda, de acordo com os desafios propostos no momento da inscrição: “Relacionamento Inteligente com o Consumidor” (Experiências positivas de atendimento); “Energia Inteligente” (Sustentabilidade na distribuição de energia); “Operação e Automação Inteligente de Redes de Distribuição” (Eficiência nos processos de operação e automação); e “Soluções para Cidades e Instalações Inteligentes” (Intercâmbio e consumo de energia conscientes e eficientes).

hackathon-1Hackathon é uma maratona de programação, em são desenvolvidos projetos de interesse público.Foto: Divulgação

A iniciativa conta com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Curitiba, por meio da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (Direc) e do Programa de Empreendedorismo e Inovação (Proem).

Para o professor Paulo Apelles Camboim de Oliveira, titular da Direc, esse hackathon representa mais uma oportunidade para os universitários da UTPFR fomentarem ideias inovadoras, contribuindo para o aprendizado profissional, um a vez que são testadas, o tempo todo, as habilidades e competências dos participantes. “Com mentoria de mais de 60 especialistas, as equipes terão 30 horas para apresentarem soluções, no âmbito dos quatro desafios indicados”, ressalta o diretor.

Ainda restam poucas inscrições disponíveis, que podem ser efetuadas on-line (e de forma gratuita) no site do Hackathon Sendi 2016. Na página também é possível esclarecer as dúvidas sobre o evento, tais como regulamento, programação, infraestrutura, entre outras.

O Hackathon Sendi 2016 marca o início das atividades do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi 2016), considerado o maior evento de distribuição de energia elétrica da América Latina. O Sendi 2016 vai reunir representantes das maiores distribuidoras de energia públicas e privadas, do Brasil e do exterior, visando apresentar novas tecnologias, relacionamento de negócios, debate sobre tendências e integração entre os profissionais.

São aguardados cerca de dois mil participantes durante os quatro dias do encontro.

Serviço 

O que: Hackathon Sendi 2016

Onde: Expotrade Convention Center – Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, 10.454, Pinhais (PR)

Quando: 4 de novembro, das 20h às 22h30;  5 de novembro, a partir das 8h, até 6 de novembro, às 18h30.

Inscrições: http://sendi.org.br/hackathon

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR – Câmpus Curitiba

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s