UTFPR leva segundo e terceiro lugares no Prêmio Insight de Comunicação

Simone Adams (*)

No último sábado (29), no Pier Club, foi realizada a solenidade de entrega do Prêmio Insight de Comunicação e os estudantes de Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) conquistaram o segundo lugar, com a Agência Hampa, e terceiro lugar, com a Agência 220, entre 30 equipes. Amanda Amorin, da Agência 220, cita que houve diversos desafios para conseguirem a colocação: “Por todos obstáculos que enfrentamos, essa terceira colocação em uma disputa com trinta equipes de diversos cursos de Comunicação e Design de Curitiba, tem gosto de vitória”.

O Prêmio Insight de Comunicação está na sua sétima edição e conta com equipes formadas por estudantes de Comunicação, Design e Marketing para solucionar problemas propostos por um cliente do mercado. Este ano o briefing teve o desafio aproximar jovens do Museu Oscar Niemeyer (MON) e criar uma comunicação baseada nisto, com orçamento zero e sem humor.

“Foi extremamente desafiador, posso dizer até mesmo que pesado, mas não tenho dúvidas que valeu muito a pena. Foi uma experiência enriquecedora e incrível”, comenta Pamella Victória, estudante do segundo período de Comunicação Organizacional e vencedora do segundo lugar com a equipe Hampa.

O objetivo do Prêmio Insight é estimular o empreendedorismo acadêmico na área comunicacional, mas Victória Diniz, também da equipe Hampa, deixa claro que desafio inclui mais do que isto, “além de aprendermos comunicação estratégica e programas de edição, aprendemos a ser uma equipe”. Liziane Andre, integrante da Agência 220, comenta sobre este grande aprendizado, que envolveu relação com as demandas, possibilidades dentro da Comunicação e em relação ao próprio MON. “Participar do Insight foi uma experiência única. Tivemos contato direto com o mercado, lidamos com necessidades reais de um cliente e colocamos em prática tudo o que aprendemos até agora na faculdade”, afirmou.

Para Vitor Ilha, da equipe Hampa, foi enriquecedora a participação no prêmio, mas comenta das dificuldades: “É difícil trabalhar com outras pessoas, são outros comportamentos e pensamentos. Aprendi muito com isto. Percebi que minha ideia poderia não ser a melhor, ou, poderia ser, bastava eu saber argumentar corretamente, ou até mesmo, ela poderia ser melhorada, polida”.

A Agência da UFPR, Fábrica de Comunicação, foi a responsável pela realização do Prêmio Insight de Comunicação. Os participantes receberam orientações antes da apresentação final dos projetos, para que pudessem ter um melhor direcionamento de seus trabalhos a partir dos comentários de profissionais do ramo. Liziane Andre comenta: “Eu e minha equipe fizemos visitas guiadas, interagimos com as exposições, estabelecemos contato com funcionários e nos aproximamos mais da arte”.
premio-insigth
Amanda Amorim, Georgia Pires e Liziane Andre (esquerda para direita) durante visita guiada no Museu Oscar Niemeyer. Foto: Tatiane Fagundes

A premiação conta com estágios rotativos, cursos na RedHook, vouchers na Aldeia Coworking, vouchers na A Grande Escola, visita monitorada à RPC, entre outros.  Pamella Victória comenta que os prêmios incentivam, “o estágio é não remunerado, mas vai ser extremamente valioso poder estagiar em agências de  grande nome da área da comunicação”.

premio-insigth1

As duas equipes representando a UTFPR: Hampa e 220 no Pier Club, sábado (29). Fotos: Pamella Victória.

(*) Acadêmica de Comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s