O que são os eSports?

Paulo Mance (*)

Equipe brasileira celebrando o título do campeonato “ESL Cologne 2016” que aconteceu na Alemanha, os brasileiros levaram para casa a premiação de 500 mil dólares. Fonte: https://goo.gl/VMRH3m

Equipe brasileira celebrando o título do campeonato “ESL Cologne 2016” que aconteceu na Alemanha, os brasileiros levaram para casa a premiação de 500 mil dólares. Fonte: https://goo.gl/VMRH3m

Você já ouviu falar sobre eSports? Esportes eletrônicos ou Ciberesportes. São estas algumas das expressões utilizadas para se referir a esta modalidade de esportes que está conquistando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo.

Uma categoria esportiva em que os profissionais competem nos videogames, isto mesmo. Atualmente, há uma infinidade de jogos que possuem este cenário competitivo, dentre estes, os mais populares são: Counter-Strike, DotA 2, League of Legends e Starcraft.

Há ainda uma separação por gêneros dos jogos que pode facilitar a classificar as categorias que são disputadas, temos, de forma bem superficial, um predomínio dos videogames de estratégia em tempo real, tiro em primeira pessoa (First Person Shooter ou FPS) e os ovacionados MOBAs (Multiplayer Online Battle Arena).

É muito difícil explicar para um desconhecedor do assunto o significado cada um dos termos, mas meu intuito aqui é apenas apresentar a todos este universo dos esportes eletrônicos e mostrar sua grandiosidade, uma questão que ainda é pouco debatida no Brasil e está lutando por seu espaço.

Os eSports são uma febre mundial em constante expansão, estes, vêm conquistando gradativamente mais fãs e jogadores por todo o mundo. Há, por trás de muitos videogames por aí, um cenário competitivo com times patrocinados por grandes organizações e marcas, campeonatos que movimentam milhões de dólares anualmente, torneios que lotam estádios inteiros com torcidas e apoiadores das equipes, ciberatletas que possuem verdadeiras legiões de fãs muito maiores do que as de vários esportistas considerados comuns (jogadores de futebol, vôlei), este cenário pode ser considerado um mercado em ascensão.

Os ciberesportes chegaram em um ponto que se tornou possível viver sendo um jogador profissional de videogame, claro que esta não é uma tarefa simples, são milhares de jovens pelo mundo todo que buscam viver este sonho, não basta apenas saber jogar, é preciso treinar e estar entre os melhores.

Para um melhor entendimento desta grandiosidade, no mês de julho deste ano, emissoras do mundo todo, inclusive o canal SporTV aqui no Brasil, transmitiram em sua programação a final de um campeonato de “DotA 2”, evento este que oferecia aos seus vencedores uma premiação de mais de 10 milhões de dólares. É mãe, não é “só um joguinho” coisa nenhuma!

 

Após esta breve e bem superficial apresentação deste universo dos esportes eletrônicos, não posso deixar de noticiar as finais da quarta temporada do campeonato “ESL Pro League”, este que é um dos torneios mais renomados e tradicionais internacionalmente do jogo Counter-Strike Global Offensive (CS:GO), contando com as melhores equipes do mundo.

O diferencial desta temporada é que a competição deixou de ser realizada em seus habituais cenários (EUA e Europa), para assim, pela primeira vez acontecer em solo brasileiro, na cidade de São Paulo.

O ginásio do Ibirapuera será o palco para esta grande disputa que garantirá aos vencedores uma premiação de 600 mil dólares. O que é ainda mais empolgante, é o fato de dois times brasileiros estarem presentes nesta disputa, dentre estes, a equipe da “SK-Gaming” uma organização alemã que patrocina a equipe de cinco jogadores brasileiros, esta que sem dúvidas é uma das favoritas ao título.

O evento começou nesta quarta-feira (26) e seguirá até domingo (30), dia em que será realizada a grande final. É claro que não ficarei de fora desta, viajo nesta quinta-feira para São Paulo para apoiar de perto o Brasil nesta busca de mais um título. Lembrando que os ingressos já estão esgotados para os três dias que serão abertos ao público (28,29 e 30), mas você pode acompanhar o campeonato ao vivo sem sair de casa, pois todas as partidas serão transmitidas em português na plataforma de streamingTwitch”.

E para finalizar, você sabia que alguns alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), estão buscando consolidar uma atlética de esportes eletrônicos? Isso mesmo, alunos do câmpus Curitiba sede centro, estão se aventurando neste novo ramo esportivo, a AAAE-Sports foi fundada em abril de 2015 e tem como missão “criar uma opção de extensão Universitária estruturada e organizada pela sociedade civil acadêmica na prática de esportes eletrônicos”. Dê uma conferida na página deles no facebook e não deixe de apoia-los neste projeto! Compartilhe este texto com amigos, família, mostre que deixou de ser “apenas um joguinho”.

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR-Curitiba.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s