‘Abraçaço’ UTFPR defende a educação pública, gratuita e de qualidade

Itana Sued e Tariana Zacariotti(*)

Na tarde desta quinta-feira (20), professores, estudantes e servidores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Curitiba, sede centro, participaram de um abraço simbólico ao redor da instituição, ato denominado “Abraçaço”.  A manifestação foi em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, e contra os retrocessos Medida Provisória (MP) 746, que prevê a reforma do Ensino Médio e introduz mudanças profundas na sua estrutura. Os participantes manifestaram-se ainda contra o Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que pretende limitar o crescimento da despesa primária da União no prazo de 20 anos, a partir de 2017 até 2036.

A professora do Departamento de Linguagem e Comunicação (DALIC) Maurini Souza, sempre presente nos atos de luta levantando a bandeira em defesa da qualidade da educação pública, relata sobre o evento: “A ideia surgiu da responsabilidade que a gente tem sentido em mostrar a presença da universidade pública nesse momento tão complicado pelo qual estamos passando politicamente, economicamente, socialmente em nosso país. A professora Rossana, chefe do nosso departamento, o professor Roberlei e eu estávamos conversando sobre essa responsabilidade, e a partir da peça de teatro que produzimos (Troianas XXI), surgiu a ideia de fazermos algo. Inclusive professores de outros departamentos se uniram a nós e, sobretudo, os alunos. Em poucos dias organizamos o ‘Abraçaço’ para acontecer  junto com a peça. Acho que o importante é a universidade pública se mostrar como atuante em um momento em que o Brasil precisa de força”.

abraco1Manifestantes em frente a uma das entradas da UTFPR. Foto – Tariana Zacariotti

Após o simbólico abraço em volta da UTFPR com gritos de “Fora Temer” e “Não à PEC”, os manifestantes permaneceram  na rua por mais alguns minutos fechando uma das pistas da  Av. Sete de Setembro. O ato durou cerca de uma hora.

abraco“Abraçaço” em defesa da Educação Pública de Qualidade. Foto – Tariana Zacariotti

(*) Estudantes de Comunicação Organizacional da UTFPR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s