Feira de cursos e ‘abraçaço’ agitam UTFPR nesta quinta-feira

Igor Pagliuso (*)

Acontece amanhã, quinta-feira, 20, mais uma edição do #Tecnológica, que tem como objetivo mostrar a atuais estudantes do ensino médio, prestes a entrar no superior, os cursos oferecidos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba, Centro e Ecoville.

O evento acontecerá durante todo o dia e se estende até às 21:00 horas. Todos os cursos estarão espalhados pela universidade com cartazes, banners e voluntários – alunos dispostos a explicar aos futuros universitários, o que realmente é cada curso, grade curricular, ambiente acadêmico e tudo mais que envolva o interesse dos presentes.

Juntamente com a #Tecnológica, acontecerá, às 12:30 na entrada do Bloco E, a encenação da  peça Troianas XXI, dirigida professora Maurini Souza, coordenadora do Grupo de Teatro Revnache. Após o espetáculo, ocorrerá um ato contra a MP 746 e a PEC 241, organizado pos professores do Departamento de Linguagem e Comunicação (Dalic). A intenção é mostrar para todos que a UTFPR não está conivente com o atual cenário político do país, deixando claro que essas mudanças só tendem a enfraquecer o sistema educacional já defasado. O ato simbólico será um “Abraçaço”, a partir das 13:30  em volta de toda a universidade. Para mais informações, confira o evento no Facebook: https://goo.gl/Rkav2G

MP 746:

            A Medida Provisória 746 promove alterações na estrutura do Ensino Médio, última etapa da educação básica, por meio da criação da Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Amplia a carga horária mínima anual para 1.400 horas, determina que o ensino de língua portuguesa e da matemática será obrigatório nos três anos do ensino médio; torna facultativo o ensino da arte e da educação física; torna obrigatório o ensino da língua inglesa a partir do sexto ano do ensino fundamental e nos currículos do ensino médio, facultando neste, o oferecimento de outros idiomas, preferencialmente o espanhol. Permite que conteúdos cursados no ensino médio sejam aproveitados no ensino superior. O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC e por itinerários formativos específicos definidos em cada sistema de ensino e com ênfase nas áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.

PEC 241:

A PEC 241 tem como objetivo  tentar equilibrar as contas públicas. A ideia é fixar por 20 anos um limite para as despesas: será o gasto realizado no ano anterior corrigido pela inflação (na prática, em termos reais – na comparação do que o dinheiro é capaz de comprar em dado momento – fica praticamente congelado). Se entrar em vigor em 2017, portanto, o Orçamento disponível para gastos será o mesmo de 2016, acrescido da inflação daquele ano. A medida irá valer para os três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. Pela proposta atual, os limites em saúde e educação só começarão a valer em 2018.

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s