II Mostra de Economia Solidária Tecsol na UTFPR

Itana Sued(*)

Teve início ontem (17) a mostra de economia solidária no pátio do Restaurante Universitário (RU), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no Campus Curitiba sede Centro.  A feira é organizada pela Tecsol – Incubadora de Economia Solidária, um projeto de extensão universitária que funciona desde 2015. A Incubadora, formada por uma equipe multidisciplinar entre professores e alunos da graduação e pós-graduação, atua sob o caráter da interdisciplinaridade, autogestão, cooperação, solidariedade e sustentabilidade.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a economia solidária é uma “inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social”. Este modelo de produção que não explora o ser humano, não visa lucro, preocupa-se verdadeiramente com o meio ambiente, busca produzir sem destruir e/ou gerar menos danos possíveis, além de trabalhar de forma cooperativa, buscando o fortalecimento do grupo e o bem-estar de todos.

A professora Maria Luísa Carvalho, do Departamento Acadêmico de Estudos Sociais (DAESO), explica: “A Tecsol busca o bem estar de toda a comunidade promovendo o empoderamento de mulheres que vivem em estado de violência e opressão, ajudando-as a se reinserir na sociedade, economicamente e socialmente. Os participantes dos projetos se envolvem em diversas práticas  e se organizam sob formas de cooperativas, associações, redes de cooperação, entre outras.” As práticas solidárias são ações propostas e desenvolvidas pelas próprias comunidades a partir da articulação de diversos atores sociais, e a autogestão é exercida permanentemente, respeitando as suas identidades e valores.

economia-solidariaFeira da II Mostra de Economia Solidária. Foto – Itana Sued

Através de oficinas, palestras e outras atividades, o Projeto Incubadora de Economia Solidária (Tecsol) está desenvolvendo atividades de apoio à consolidação de empreendimentos, nas áreas da gestão cooperativa, processos participativos, desenvolvimentos de tecnologias sociais e outras áreas específicas demandadas pelos grupos de Economia Solidária.

Na sala de exposição, anexo ao pátio do RU, está sendo disponibilizado um “passaporte” com as programações de tudo que irá ocorrer durante a semana. Além de ser um folder informativo, com os dias e horário dos eventos, é um certificado de participação das rodas de conversação. Cada carimbo das atividades vale 30 minutos nas atividades complementares. A roda de conversação tem temas como Gestão dos espaços públicos e comércio justo e solidário; Oficina de autogestão: na política, no trabalho e na vida; Vivo para o trabalho ou trabalho pra viver; Mídia e democracia; Oficina de Participação Política; Economia Solidária em Curitiba: onde e como está?; TECSOL: Gostou quer saber mais?

Também haverá, no Miniauditório, palestras sobre Liberação das Forças Produtivas e Circuitos Econômicos Solidários, com Euclides Mance do Instituto de Filosofia da Libertação e  Utopia: 500 anos com Manuela Salau.

economia-solidaria1Público assistindo a uma apresentação de Circo. Foto Itana Sued.

A Amostra de produtos da economia solidária vai até amanhã, quarta-feira (19) e a roda de conversação e as outras atividades, até sexta-feira (21).

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s