Estudantes da UTFPR desenvolvem aplicativo com foco em mobilidade urbana

Cristiano Sousa (*)

Os estudantes de graduação, Diogo Knop e Leonardo de Angelis, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), desenvolveram um aplicativo capaz de substituir o atual sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público coletivo de cidades de médio e grande porte.

Graduandos dos cursos de Engenharia Eletrônica e de Engenharia Civil, respectivamente, ambos no Câmpus Curitiba, eles integram a equipe Mobi Dataminer. Além deles, também compõem o grupo, Willian Teleginski, aluno do bacharelado em Sistemas da Informação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), e Igor Koubetch, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Tuiuti (UTP).

vencedoresCom esse projeto, Diogo Knop (à esquerda) e Leonardo de Angelis conquistaram o segundo lugar no Hackaton Paraná 2016. Foto: Cristiano Sousa

Diogo explica que, a partir da instalação de módulos nos ônibus e terminais urbanos, assim como em pontos e estações, os dispositivos móveis (smartphones e tablets) dos usuários do serviço de transporte público são acionados automaticamente, por meio de bluetooth, debitando a passagem. O futuro engenheiro eletrônico aponta, ainda, que a solução também contribui para delinear um panorama de deslocamentos e de demandas do transporte coletivo de forma eficaz, comparando-se à metodologia de pesquisas “origem-destino”, aplicada atualmente pelas prefeituras municipais. “Esses dados permitem segurança na definição de estratégias de mobilidade urbana e no planejamento do transporte para os anos seguintes”, afirma o universitário, que participou pela primeira vez de um hackathon. 

O estudante Leonardo, que atua como business da equipe, destaca o baixo custo dessa tecnologia, bem como a possibilidade de economia para os cofres públicos. “O aplicativo poderá fornecer informações precisas, para que os gestores públicos adequem o transporte de maneira eficiente, direcionando recursos para as linhas de ônibus com maior demanda, ou seja, proporcionando mais investimentos no setor e redução de custos”, salienta.

 11102016hackathon04A equipe Mobi Dataminer

As universidades têm exercido papel de destaque na produção do conhecimento e no desenvolvimento de ideias inovadoras. Na UTFPR, com o intuito de disseminar a cultura empreendedora, ações voltadas ao estímulo de empreendimentos inovadores são oferecidas à comunidade universitária e à sociedade em geral, a exemplo do Programa de Empreendedorismo e Inovação (Proem), que abrange o Hotel Tecnológico (pré-incubação de projetos inovadores e de base tecnológica), a Incubadora de Inovações Tecnológicas (empresas formalizadas) e as empresas juniores.

Segundo a professora Silvana Weber, coordenadora do Proem, no Câmpus Curitiba, “a intenção é fornecer o suporte técnico necessário, para que os estudantes deem continuidade ao projeto Mobi Dataminer e ao desenvolvimento do aplicativo, voltado para mobilidade urbana”.

Sobre o Hackathon Paraná 2016

Visando incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à gestão pública, o Hackathon Paraná 2016 foi lançado no mês passado, na UTFPR – Câmpus Curitiba. Iniciativa do Governo do Estado do Paraná, a maratona de programação ocorreu no período de 7 a 9 de outubro, na Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedu), na capital paranaense. O evento reuniu um total de 50 participantes, entre estudantes e profissionais, com foco nas áreas de “Obras Públicas” e de “Transporte Público”. A Comissão Julgadora foi composta por mentores e investidores de startups do Estado de São Paulo, além de especialistas locais. 

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR – Câmpus Curitiba

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s