Troianas XXI adapta tragédia grega ao momento atual

Itana Sued(*)

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), sede Centro, foi palco, na última sexta-feira (14), da estreia da peça “Troianas XXI”,  uma adaptação da tragédia grega “As Troianas”, de Eurípedes. O texto mostra o que ocorria com as prisioneiras troianas que após a queda da cidade na Guerra do Peloponeso,  em  415 AC. As mulheres eram escravizadas e, na peça, aguardavam o embarque para os novos lares.

A montagem “Troianas XXI” é encenada pelo grupo de teatro Revanche que faz parte de um projeto de extensão Universitária da UTFPR, atuante desde 2011. O grupo é integrado por alunos das graduações de Letras, Comunicação Organizacional, Design, Arquitetura e do mestrado em Linguagens e tem como coordenadora do projeto e diretora da peça, a professora  Maurini de Souza.

troianas1Elenco do Troianas XXI, com o microfone, a professora Mauirni. Foto: Itana Sued

“Troianas XXI” busca preservar o contexto da peça original. A adaptação foi escrita coletivamente pelo grupo e é resultado de pesquisas sobre mulheres deste século que vivem no Brasil em situação de risco ou opressão. Assim, o enredo da peça de teatro grego é representado pelas mulheres do campo; a rainha Hécuba é uma transexual nascida em favela; a princesa Cassandra, uma moradora de rua que enlouqueceu pelo desespero e as drogas (e mora na praça Rui Barbosa, em Curitiba) e a Andrômaca, uma imigrante ucraniana que perdeu os quatro filhos e o marido, por falta de acesso à saúde e segurança.
Maurini em sua oratória na estreia diz:  “Buscamos cumprir a função da universidade pública, que é dividir com a população os conhecimentos que adquirimos e compartilhamos internamente”.

troianas2A estreia foi um sucesso e lotou a rampa e os arredores do bloco EFoto: Itana Sued

A peça que foi apresentada no pátio do bloco E da UTFPR Centro, haverá mais duas apresentações, dia 20, às 12h30 e em 11 de novembro, às 15h15, no mesmo local.

(*) Estudante de Comunicação Organizacional na UTFPR.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s