Realizada hoje a abertura da Conferência Internacional em Engenharia Transdisciplinar

Maíra Kaline (*)

Aconteceu hoje (04), durante toda manhã, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) sede centro, a abertura oficial do International Conference on Transdisciplinary Engineering – Conferência Internacional em Engenharia Transdisciplinar. Os principais objetivos do evento são a troca e a integração de novos conhecimentos com a tecnologia existente, ou a disseminação de uma nova tecnologia. A conferência pretende ainda melhorar as estratégias e recursos utilizados para aumentar a produtividade e a competitividade dos produtores de produtos e serviços atuais, para garantir maior qualidade da vida.  É a primeira vez que o evento é realizado no Brasil. Já foram realizadas 22 conferências internacionais.

Segundo Juliana Schmidt, que colabora na recepção dos participantes, a programação é dividida em três etapas, sendo elas: a pré-conferência com workshops; conferência, com sessões de apresentação de artigos dos inscritos e a pos-conferência que são visitas técnicas destinadas aos participantes

conferencia-engenhariaNo canto direito da foto, o professor Shuichi Fukuda, da Keio University, Japão, apresentando workshop na UTFPR – Foto: Maíra Kaline

Ontem aconteceu a primeira etapa do evento que foi a pré-conferência com participação restrita aos inscritos. Na foto acima, uma das salas da UTFPR que recebeu workshops: o professor Dr. Shuichi Fukuda apresentava ‘A tutorial on decision making: how can we make every member in a team happy with the conclusion?’ Que, em tradução livre, significa ‘Um tutorial sobre a tomada de decisões: como podemos fazer todos os membros de uma equipe felizes com a conclusão?’.

As apresentações dos artigos que se iniciaram nessa tarde (dia 4) se estendem até quinta. Timo Wekerle, estudante alemão  recentemente doutorado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São José Dos Campos (SP), apresentou seu artigo “Design for Autonomy: an integrated product development tool for reengineering and nationalization of complex products for the Brazilian space sector˜  (Design para a Autonomia: uma ferramenta de desenvolvimento de produto integrado para reengenharia e nacionalização de produtos complexos para o setor espacial brasileiro).

Wekerle ressaltou que fica muito feliz por o evento internacional estar ocorrendo no Brasil, e que é uma oportunidade para que os pesquisadores possam apresentar seus artigos, já que as viagens para o exterior estão muito caras devido a situação financeira do país. Ele apresentou parte de sua pesquisa de doutorado que é uma estratégia para nacionalizar a tecnologia empregada no Brasil.

No último dia da conferência (7/10) serão realizadas visitas técnicas que consistem em dois locais: na parte da manhã os participantes visitarão Renault do Brasil, em São José dos Pinhais, onde os participantes terão oportunidade de verificar as linhas de produção de veículos utilitários e de passageiros. E a tarde os participantes serão levados Unidade de Valorização de Resíduos em Campo Magro, onde um surpreendente programa social acontece.

É possível participar da conferência como público apenas para prestigiar as apresentações dos artigos. A programação completa encontra-se aqui.

Curiosidade:

Os anais da conferência de 2015 (Transdisciplinar Lifecycle Análise de Sistemas, vol. 2) foi baixado mais de duas mil vezes em poucos dias, já que possuem alta qualidade dos trabalhos e interesse global. Os artigos são disponibilizados completos, revisados e o processo é totalmente indexado pela Thomson Reuters que é uma empresa multinacional de meios de comunicação e informação. Esses anais estão atualmente publicados sob forma de livro com acesso aberto sob a licença Creative Commons.

Site do evento e fonte complementar: Welcome to TE2016

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s