Outubro é rosa

Julia Folmann (*)

Outubro é um mês dedicado à luta e prevenções ao câncer de mama. Portanto, a Associação Comercial do Paraná (ACP) junto com a Prefeitura, está promovendo o Outubro Rosa em Curitiba. O evento, que conta com a parceria do hospital Erasto Gaertner,  tem como premissa a arrecadação de recursos para a luta contra o câncer e a importância da prevenção, por meio do autoexame e visita periódica ao médico.

Todos os recursos obtidos com a inscrição do evento e ofertas serão direcionadas ao Hospital Erasto Gaertner, que atende cerca de 45 mil pacientes e realiza 1,4 milhões de procedimentos por ano.

O movimento Outubro Rosa surgiu na década de 1990, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e foi nesta cidade que se realizou, em outubro daquele ano, a primeira Corrida pela Cura. Desde então, o mês de outubro passou a ser o mês oficial para falar e pensar sobre umas das doenças que mais mata mulheres no mundo. São realizadas, todos os anos, ações ao redor do mundo com o objetivo de dar protagonismo à saúde da mulher e de conscientizar o maior número de pessoas em relação à prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama.

outubro-rosa-1

O símbolo da campanha, reconhecido universalmente, é o laço cor-de-rosa, que representa a solidariedade, comprometimento e mobilização acerca do câncer de mama.
Em Curitiba, a iluminação de monumentos na cor rosa é característica deste período, como a Ópera de Arame, Jardim Botânico e Shopping Curitiba. Além disso, a programação está repleta de ações durante todo o mês, algumas estão sendo promovidas pela ACP, outras pela Prefeitura da cidade, além de outras tantas de diversas organizações. São atividades como cafés da manhã, distribuições de camisetas, aulas de ginástica, caminhadas, palestras, feiras de artesanato, circuitos de atividades físicas, coleta de preventivos e muitas mais.

Outubro Rosa na UTFPR
Como forma de declarar apoio à campanha do Outubro Rosa, a UTFPR anexou grandes laços cor-de-rosa nas três sedes do Câmpus Curitiba. Além disso, o programa Comunidade Integrada na Multiplicação de Conhecimentos (CIMCO) está com material de prevenção sendo distribuído. Na sede Neoville, haverá uma dinâmica no dia 19 de outubro em consideração a esse mês de outubro.

outubro-rosa-2Entrada da UTFPR Câmpus Curitiba. Foto: Julia Folmann

Confira as programações completas em:
Erasto Gaetner  / Inscrição
Prefeitura de Curitiba
(*) Estudante de comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s