10ª Primavera dos Museus promove variada programação cultural em Curitiba

Tarcila Garcia (*)
Ao todo, 364 municípios brasileiros estão participando da Primavera dos Museus, evento que começou na última segunda (19) e encerra suas atividades domingo (25). Em Curitiba nove museus associaram sua programação à temporada cultural que conta com apoio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) – autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).

Nesse caso, a contrapartida oferecida pelo Ibram é a divulgação nacional da programação dessas instituições, que se inscreveram voluntariamente para compor a Primavera dos Museus, com o propósito de suscitar também a união desses espaços culturais a partir de um eixo temático, renovado anualmente.

Celebrando sua décima edição, o evento aborda o tema Museus, Memórias e Economia da Cultura a fim de ampliar a discussão para outros setores da sociedade. Segundo a coordenadora do Sistema Estadual de Museus do Paraná, Karina Muniz Viana, “o tema é pertinente no atual cenário instável, insatisfatório e desafiador que o Brasil atravessa nas esferas pública, econômica e identitária”, no âmbito da cultura.

karina-saneparKarina Viana, do Museu da Sanepar. Foto: acerva do museu 

Nem mesmo os escândalos recorrentes envolvendo o MinC, com instauração de CPI na Câmara dos Deputados, 81 cargos extintos e uma perspectiva desoladora quanto ao fomento via Lei Rouanet, desanima quem trabalha com cultura e museus. Para a coordenadora, “articular os eixos museu, memória e economia da cultura é, antes de tudo, reconhecer o patrimônio cultural brasileiro e sua potência na produção econômica nacional”.

Outra responsabilidade assumida por estas instituições de memória é o papel de “interlocutor entre instituição e sociedade. [O museu] torna-se um espaço de tensões, pois só de selecionar algo que será exposto, automaticamente, se exclui o outro. Então, trabalhar com memória é trabalhar com esquecimento”, pontuou Karina.

A fim de contemplar a articulação proposta como tema para a 10ª Primavera dos Museus, a capital paraense está promovendo palestras, oficinas, visitas guiadas, mostras e apresentações artísticas.

Uma das ações das instituições participantes do evento foi o workshop Economia criativa para Museus e a exposição fotográfica Sanepar e suas obras: construindo qualidade de vida, ambas no Museu do Saneamento, da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A exposição estará disponível para visitação até este domingo (25).

acervo-sanepar Acervo do Museu do Saneamento em exposição – foto Secretaria da Cultura

Para mais informações sobre os eventos da Primavera dos Museus em Curitiba, e de outros municípios participantes, acesse.

(*) Estudante de comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s