Aumento nas chuvas deve ser intenso na primavera

Cristiano Sousa (*)

Fenômeno astronômico em que o sol atinge com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador, o equinócio marca o início da primavera no Brasil. A estação começa nesta quinta-feira (22) e termina no dia 21 de dezembro, sucedendo o inverno e antecedendo o verão. Durante o período, os dias têm a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul.

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada pelo desabrochar das flores e pelo aquecimento da temperatura. Nessa época, normalmente, o clima é ameno, não tão quente quanto o verão, nem muito frio como no inverno. Entretanto, de acordo com previsão do Instituto Tecnológico Simepar, no Paraná, neste ano, a primavera será com chuvas constantes e temperaturas acima da média histórica. Nas regiões Oeste e Norte paranaenses, entre os meses de outubro e dezembro, as temperaturas máximas devem variar de 26,3ºC e 28,3ºC.

Já as chuvas, devem aumentar em todas as regiões. Confira o volume de águas mínimo e máximo previsto para o trimestre, segundo dados do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), sistematizados pelo Simepar: Curitiba – 280mm a 460mm; Litoral – 450mm a 660mm; Centro – 370mm a 550mm; Sul – 370mm a 520mm; Sudoeste – 440mm a 640mm; Oeste – 400mm a 600mm; e Norte – 360mm a 270mm.

Mais informações na página do Simepar.

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s