Estudantes da UTFPR promovem evento para debater a periferia da cidade

Jessica Maranho (*)

Nesta quinta-feira (22), a turma do segundo período do Bacharelado em Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) promove o evento Até que ponto enxergamos? A realidade ao nosso redor. Com uma proposta de aproximar a realidade de periferia à do centro, o encontro será realizado no Teatro da Sede Centro do Câmpus Curitiba (Av. Sete de Setembro, 3165 – Rebouças), das 8 horas ao meio dia.

ate-que-pontoFonte: Divulgação

Destinada a estudantes de diferentes cursos, a programação será composta por duas mesas redondas. A primeira mesa contará com apresentações da advogada da organização da sociedade civil (OSC) Terra de Direitos, Luana Xavier, que também é integrante do Conselho Nacional das Cidades, vinculado ao Ministério das Cidades; a professora de Ciência Política, Sociologia e Antropologia do Centro Universitário Unicuritiba, Violeta Caldeira; a professora da UTFPR, Simone Polli, que também é doutora em Planejamento Urbano e Regional; a pedagoga e professora da rede pública de ensino municipal, Sandra Bianchi; e da estudante de artes, Marjory Rocha, que também atua como produtora independente no segmento de arte urbana.

Já a segunda mesa redonda, intitulada Transformando Realidades, será dedicada à exposição de experiências e práticas exitosas das regiões periféricas de Curitiba, com considerável papel na transformação de realidades locais. Farão relatos de seus trabalhos: a diretora do Projeto Janela Periférica, Priscila Pacheco; a assessora de universidades da OSC Teto, Bruna Falavinha; o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto em Curitiba, Fernando Marcelino; e a coordenadora da Padaria Comunitária da Fazendinha, Luzia Nunes.

O evento marca também a abertura da exposição Fim de Linha, composta por vinte painéis produzidos pelos estudantes do segundo período que visitaram cerca de 40 locais da cidade nos quais se situam pontos finais de linhas de ônibus. Os materiais documentam aspectos da periferia curitibana, apontando a diversidade cultural, econômica, arquitetônica e, sobretudo, a carência de serviços públicos básicos.

Para participar, basta se inscrever gratuitamente por meio de formulário on-line, disponível no site https://goo.gl/r6Bnin.

Intervenções

Desde a segunda-feira passada (19), os organizadores do evento estão promovendo, durante o intervalo da manhã, rodas de música, em que membros das comunidades universitária e externa podem mostrar seus talentos.

Os integrantes da banda Simonami, a banda AppleTie, assim como os estudantes Mateus Paulo Filho, Victor Nasimoto, Carlos Sledz, Lucas Pozzo Carvalho, foram algumas das atrações, que movimentaram as manhãs do câmpus, com repertórios variados.

simonami

Integrantes da banda Simonami animaram a plateia com sua música (Foto: Camila Mancio)

plateiaEstudantes do Câmpus Curitiba conferem a intervenção musical (Foto: Simone Adams)

apple-pieBanda AplleTie animou a quarta-feira(21) na UTFPR. (Foto: Leticia Cordeiro)
(*)Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s