Permanece impasse na greve dos bancários

Gabriel Abreu (*)

Nessa quinta-feira (15) já somam dez dias da greve nacional dos bancários. De acordo com o sindicato da categoria, em Curitiba são 337 agências paralisadas, do total de 760 agências no Paraná, resultando em 15 mil funcionários parados e com adesão de 100% dos bancos públicos.

O motivo da greve é uma pauta de 128 itens apresentada aos bancos, sendo suas principais reivindicações o reajuste salarial e melhorias nas condições de trabalho. Em primeira instância, foi proposto pelos bancos um reajuste de 6% e abono salarial em parcela única de R$ 3.000, recusado pelos bancários por não cobrir a inflação de mais de 9% e resultando em perda salarial.

De acordo com Renata Ortega, jornalista dos Bancários de Curitiba, “durante todo o período de greve, fazemos assembleias em dias alternados, o pessoal mais envolvido se reúne aqui (associação dos bancários) para discutir estratégias e como ampliar a paralisação. A assembleia que define a greve é a entidade máxima dos trabalhadores. Claro que a greve é um movimento de adesão individual, não são todas as pessoas que estão em greve. Acontece que é um movimento progressivo, com as negociações não avançando, mais pessoas aderem e vão paralisando para justamente pressionar os bancos.”

Sem previsão para volta, a greve tem afetado a rotina de várias pessoas, apesar da paralisação, tem recebido apoio por parte da população. Vale lembrar que os clientes podem usar os caixas eletrônicos para saques, depósitos, transferências e pagamento de contas não vencidas.

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s