Parar a UTFPR ou parar o Brasil?

Joyce Franco (*)

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Paraná (Sinditest), iniciaram uma greve na última segunda-feira (12/09), com duração de cinco dias. A paralisação acompanha o movimento que está sendo feito em outras universidades e tem como principal motivação a defesa do serviço público e das conquistas trabalhistas dos servidores públicos, ameaçadas pelo atual governo.

Nos últimos cinco anos, os servidores técnico-administrativos realizaram quatro greves, porém, essa é muito peculiar. As principais pautas costumavam ser aumento de salário, plano de carreira e benefícios. No momento econômico e político vivido pelo País, nenhumas dessas reivindicações está colocada como motivadora da paralisação.

A importância máxima desse momento é defender o serviço público. “O projeto do governo de Michel Temer é neoliberal, não podemos convencê-lo de que privatizar é ruim, não há negociação com o governo, ele precisa ser derrubado”, afirmou Carlos Augusto Pegurski, do Sinditest. Segundo o dirigente sindical, o essencial agora é defender a saúde e a educação pública de qualidade, além dos direitos trabalhistas, “para que a classe trabalhadora não perca como um todo”.

greve

O Sinditest organiza os trabalhadores da UTFPR, da Universidade Federal, do Hospital de Clínicas e da Universidade de Integração Latino-Americana (UNILA), localizada em Foz do Iguaçu. A greve com duração de uma semana é um ensaio para uma paralisação geral do País, que está sendo preparada por entidades representativas de outras categorias, como a dos metalúrgicos, e já tem data marcada: dia 22 de setembro, quando se espera a adesão de inúmeros setores da sociedade, com um impacto nacional.

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s