No supermercado não tem Coca-Cola!

Gustavo Rodrigo (*)

Certo domingo pela manhã, realizando as compras para o almoço, escuto uma senhora dizendo: “este mercado está uma p***, não tem nem Coca-Cola”. Após escutar esta frase fiquei pensando no poder que uma marca tem sobe as lojas de varejo, ainda mais o Mercadorama, da rede Wal-Mart, que possuí uma grande estrutura, e também um forte poder de compra.

Talvez a estratégia de vendas da companhia Coca-Cola se torna fortemente eficaz, ter seus produtos expostos em diversos pontos de vendas solidifica a marca, e de fato! O lugar que não tem uma Coca-Cola extremamente gelada, bom sujeito não é! E quando isso é confirmado pelo consumidor final, tem uma forte força de repreensão sobre o ponto de venda que não possui o produto.

Mas e quando mudamos de companhia, por exemplo: a cidade que não tem um fast food da rede MC Donald’s, sofre bullying de todos vizinho que tem uma lanchonete da rede, ou se pensar há muitos anos atrás, para ser considerado uma cidade (pela comunidade) no Paraná tinha que ter uma agência do banco Bamerindus… Essas e muitas outras companhias ditam a forma como devemos pensar e agir.

Afinal, somos todos controlados pelas fortes marcas? Qual o poder que as grandes companhias têm em cima dos varejos?

Ainda é difícil compreender o real motivo pelo qual uma marca consolidada, de menor porte, sofre uma repreensão por não haver um produto de uma marca de renome internacional. Em que mercado vivemos? onde um pequeno grupo controla todo o mercado de consumo mundial!

O que fica claro é que somos influenciados diariamente pelas grandes mídias e organizações, e nossas decisões sofrem alterações pela comunicação que nos cerca.

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s