Escravos do sucesso

TEXTO DE OPINIÃO

Marina Scheffer (*)

O título pode parecer pretensioso, mas o que se esconde por detrás dele é muito menos intimidador, chega até a ser vulnerável. Vulnerável! Essa é a definição de alguém que busca o sucesso. Uma vulnerabilidade que não chega a ser impotência, mas que faz com que nos sintamos de tal forma: impotentes. Este não é um discurso de um derrotado, mas de alguém que após obter algumas conquistas, percebeu que o sucesso é viciante, que se destacar na multidão se torna uma necessidade e que a meritocracia está matando a empatia.

A melhor da sala no ensino médio, essa é a que vos fala. A que não é a melhor da sala na faculdade, essa é a que vos fala. Viver correndo atrás desses títulos pode ser bem cruel, porque nem sempre seremos os melhores. Sim, é importante dar o seu melhor. E é exatamente essa a diferença: dar o seu melhor e ser o melhor não é a mesma coisa, mas os segundos lugares sempre ficarão às sombras dos primeiros.

Por isso, após um par de décadas (só um mesmo, não é maneira de dizer), percebi que por mais melodramático que meu ponto de vista soe, e por mais que externalizá-lo não mude a rotação do mundo e nem mesmo minha fome por sucesso, é importante parar ao final de cada volta egocêntrica da terra – ou de si mesmo – e refletir até onde compensa sacrificar-se para atingir um objetivo que muitas vezes é mais externo do que interno.

Lutar pelo que acreditamos, esse deve ser o verdadeiro sucesso. Rótulos não definem quem somos e, às vezes, ficar às sombras pode ser muito mais  satisfatório do que sempre ter que despender esforços sobre-humanos para provar aos outros o quanto somos bons.

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s