51º Festival Folclórico de Parintins reúne cultura e diversidade

Emanoelle Santos (*)

Conhecido como o carnaval do Amazonas, o 51º Festival Folclórico de Parintins ocorreu em plena Floresta Amazônica e reuniu, no último fim de semana (24 a 27 de junho), milhares de pessoas em torno dos Bois Garantido e Caprichoso, que representam as cores vermelho e azul.

Nesta edição, ‘Celebração’ e ‘Vida Parintins’ foram os temas escolhidos para evento. Durante as três noites de apresentação, os Bumbás exploraram as temáticas regionais através de alegorias e encenações. Pôde de tudo: cor, toada, letra, música, dança, alegorias, e é claro, muita disputa em cada categoria. Independentemente do vencedor, quem ganha é a população, que encerra o mês de junho com muita festa.

boi garantido

Apresentação do bumbá Garantido (Foto: Luciano Abreu/TV Amazonas)

Loren Steinhaeger é produtora de eventos e está morando há um ano em Medellín, na Colômbia. “Garantido” de coração, acompanhou a apuração por transmissão ao vivo pela Internet e, como boa cabocla, não deixou os quilômetros atrapalharem suas raízes. “Como amazonense vivendo no exterior, o amor pela cultura da Amazônia e a tradição de seus povos é muito grande. Não há distância que me impeça de torcer pelo meu Boi Garantido durante o festival”, contou.

Segundo ela, a cidade de Parintins vive esta festividade. A região é divida em duas áreas, a área vermelha e a azul, e cada morador respeita os limites geográficos para manifestar sua torcida. O Caprichoso fica no lado melhor estruturado da cidade. Já o Garantido, chamado de o “Boi do povão”, se encontra nos bairros de menor condição.

Loren conta que a 51º edição teve um toque ainda mais especial. Em meio à crise, o governo estadual do Amazonas não enviou verbas, então os próprios parintinenses começaram uma mobilização para se voluntariar. “O povo se reuniu para lavar o Bumbódromo antes do evento, sem cobrar nada. Você já imaginou o carioca lavando a Sapucaí para o carnaval?! Este evento vale um case”, completou.

boi caprichoso

Caprichoso apresentou o tema Viva Parintins (Foto: Luciano Abreu/TV Amazonas)

No entanto, mesmo com problemas e falta de apoio do Estado, o Festival da Superação, como foi chamado este ano, não deixou nada a desejar. A apuração dos votos aconteceu nesta segunda-feira, 27 de junho e revelou o grande vencedor: Bumbá Garantido.

O festival

Não muito conhecido na região Sul do Brasil, o Festival de Parintins é uma festividade da cultura do Amazonas, além de ser considerado o evento folclórico mais preservado do mundo. Trata-se de e uma festa de natureza popular, que teve seu início em 1964 e, a cada ano, reflete a cultura dos amazonenses. Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos nortistas.

Curiosidades

No Festival de Parintins, as marcas patrocinadoras entram na alegoria e  mudam de cor para agradar os dois bois. O amor aos Bumbás Garantidos e Caprichoso influencia produtos internacionais e nacionais.

As cores vermelho e azul tomam conta da cidade, mas dificilmente se misturam. Para não perder a clientela, diversas empresas mudam de marcas durante o festival. Já imaginou beber uma Coca-Cola de lata azul? Ligar de um celular da Tim com a marca vermelha? Em Parintins durante o Festival  é possível.
Fonte: G1

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s