Na cifra dos bilhões

TEXTO DE OPINIÃO

Lucas Ken (*)

Não há de se negar que os Jogos Olímpicos são uma grande festa. Ser o país sede de um dos maiores eventos esportivos do mundo é de se orgulhar. Entretanto, faltando um pouco mais de um mês para os jogos, estamos caminhando a passos de tartaruga para realizar um evento digno de lembrança.

O principal ponto são as obras. Na Copa do Mundo de 2014, o investimento para construção e melhoria de estádios, infraestrutura de aeroportos e rodoviárias, adaptação de cidades e tantas outras mudanças, somou cerca de 25,5 bilhões de reais – é assustador!

Agora nas Olímpiadas a história se repete. O investimento atual chegou à exorbitante cifra dos 36 bilhões de reais.  Desse valor, 24 bilhões de reais são destinados a 52 obras consideradas essenciais para a realização do evento. Surpreendente é que mesmo foi dito a respeito das obras da Copa do Mundo e passados mais de dois anos, o governo ainda precisa entregar um conjunto de cerca de 20 obras tidas como “essenciais”.  A previsão é somente para o segundo semestre de 2017.

Seria de se alegrar se a expectativa dos brasileiros para os jogos fosse a mesma para a conclusão das obras para as Olímpiadas. O que se vê é quase uma aceitação rotineira de que se uma parte do prometido for entregue, está tudo bem. O resto a gente dá o nosso jeitinho. Já virou praxe.

A chegada de super atletas, comitivas internacionais, estrelas mundiais e turistas, vai mudando o foco de atenção do povo, que deixa de se indignar com outros fatos que não sejam somente os jogos em si.  Esta euforia vai cegando os brasileiros, que só vão voltar a enxergar quando as Olímpiadas terminarem.

O famoso legado das Olímpiadas, tão martelado pela mídia e pelo governo, vai durar mais longos anos pra ficar pronto de verdade. Enquanto isso, ficamos assistindo de longe a conta aumentando, e subindo tranquilamente no lugar mais alto do pódio.

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s