CONSUMO FITNESS – O relato de quem adora musculação

Amanda Mariano Santos, Débora Bortolotti, Emanoelle Santos e Lucas Ken (*)

Alexandre Sampaio Pedroso começou a praticar esporte aos sete anos. Hoje, é acadêmico de Educação Física da Universidade Federal do Paraná e frequenta uma academia de musculação diariamente há quatro anos. Seus objetivos do início são os mesmos de agora: “ficar grandão”.

Em 2014, o atleta começou a investir no próprio corpo, passou a frequentar um nutricionista, seguir a dieta recomendada e por fim, buscar o auxílio de um treinador físico. “O que me motiva a frequentar a academia todos os dias é a busca por uma estética melhor – que não segue exatamente os padrões sociais – mas que é o meu ideal de beleza”, comentou o estudante, não mede esforços para alcançar seus objetivos.

Além dos resultados estéticos, ele ressalta outros benefícios físicos e psíquicos da atividade: “Creio que em função do aumento do fluxo sanguíneo proporcionado pelo exercício regular tive melhora da circulação e uma irrigação maior no cérebro, o que auxilia muito na capacidade cognitiva, além da coordenação motora durante os exercícios”.

Assim como Alexandre, a atleta Sandra Duarte pratica exercícios regularmente. Frequentadora da Academia Body Fitness em Araucária, faz musculação há nove anos e é considerada modelo de beleza por muitos colegas e atletas. No início, seu objetivo era principalmente estético. Hoje, após quase uma década de rotina fitness, considera a saúde como elemento importante, por isso começou a ter um acompanhamento com uma nutricionista esportiva, para equalizar seu corpo.

Para ela, frequentar diariamente academia proporciona inúmeros benefícios. “Primeiramente, o que me motiva todos os dias é o bem-estar e a saúde, a estética e beleza vêm como prêmio”, destacou. Por complemento, Sandra diz preocupar-se com roupas confortáveis e que caiam bem. “Muito mais importante do que a marca, o conforto e o caimento da roupa são fundamentais para o treino ideal”, afirmou.

Observando esses casos, percebe-se no meio fitness um nicho de negócio amplo e promissor: hoje, a prática de exercícios vai além da academia como ambiente físico, ela também atinge as vertentes da nutrição, moda, alimentação, estética e de grandes negócios.

O exercício e/ou atividade física sempre será benéfico em termos de bem-estar, boa forma e funcionamento fisiológico, independente se for fitness ou não.

Nutricionistas estão sendo procurados para dar orientações a distintos públicos, consultoras de moda aplicam seus conhecimentos em assessoria e confecção, esteticistas ampliam seus consultórios, pequenos empresários investem em estabelecimentos alimentícios e todos esses profissionais das mais diversas áreas complementam o espaço físico e social das grandes academias.

(*) Alunos do COMUT-UTFPR.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s