ENCOM discute inovação na comunicação

Georgia Pires e Mariany Baumgardt (*)

Os alunos dos cursos de Comunicação Institucional e Organizacional, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, participaram nesta terça-feira (07)  do primeiro dia do Encontro de Comunicação com o Mercado (ENCOM). O evento aconteceu no mini-auditório do câmpus centro e teve como objetivo aproximar a comunidade acadêmica com o mercado de trabalho e profissionais do ramo, discutindo temas referentes à comunicação e atualidades.

Em sua 18ª edição, o ENCOM contou com apresentações musicais de voz e violão para animar os espectadores no início do evento, às 8h. Em seguida, a coordenadora dos cursos de comunicação, Carolina Fernandes da Silva Mandaji, realizou uma fala de abertura, afirmando sua emoção de estar apreciando mais um ENCOM. “É como uma mãe vendo seu filho atingindo a maioridade: com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades, e ver nossos alunos organizando tudo isso é muito gratificante”, afirmou ela, fazendo uma referência à famosa frase de “Homem Aranha”.

1 dia do encon

               Gabriela Nogarolli e Wilney Dovhepoly animando a abertura do ENCOM 2016. Foto: Mariany Baumgardt.

 

A primeira palestra do dia foi apresentada por André Santini, pós-graduado em Marketing pela FAE Business School e graduado em Desenho Industrial pela PUC-PR. Abordando o tema “comunicação e inovação”, o comunicador trouxe a perspectiva ampliada dos processos da comunicação, destacando a importância da análise de mercado e economia para uma boa comunicação.

Após o intervalo, o coletivo CadeiAlimentar Filmes assumiu a mesa redonda “Produção Audiovisual”, com Anderson Torres, Guilherme Tanaka, Rodrigo Guinski, Vinicius Genaro, com a mediação da professora Ana França. O grupo relatou parte de suas atividades profissionais,  experiências individuais na área e abordou as dificuldades de produzir audiovisuais de qualidade.

1 dia encon 2

               Coletivo Cadeia Alimentar Filmes articulando sobre produções audiovisuais. Foto: Mariany Baumgardt.

 

Hoje, o ENCOM segue com uma valorização da comunidade interna da UTFPR. Serão feitas apresentações de planos de comunicação dos alunos do 4º período, produzidos na disciplina Projetos 4. O melhor trabalho será premiado. Além disso, haverá lançamento dos livros dos professores Welligton Lisboa, Maurini Souza e Carolina Fernandes da Silva Mandaji.

            ENCOM

O ENCOM é um evento realizado na disciplina Organização de Eventos, presente no 5º período do bacharelado em Comunicação Organizacional. Tem como principal objetivo aproximar os estudantes e o mercado, integrar universidade e sociedade, proporcionando discussões com profissionais do segmento no estado do Paraná e Santa Catarina. Além de mostrar peças e projetos produzidos por alunos do curso durante o semestre. No ano de 2016, a matéria está sendo ministrada pelo professor Wellington Lisboa.

A aluna Kathy Michal, que participou da organização do ENCOM, explicou como a turma se organizou em diferentes comissões (estrutura física, cerimonial, divulgação, etc) para que todos os fatores tivessem a devida atenção e o evento saísse conforme o planejado. “O maior aprendizado que levarei a partir da disciplina é a certeza de que a presença ativa de todos os alunos na organização é o melhor caminho para que o ENCOM dê certo”, afirmou a acadêmica.

(*) Estudantes de Comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s