Atelier SOMA sedia aula de Escrita Criativa 

Matheus Pronunciato (*)

Aconteceu na última quarta-feira a primeira aula de Escrita Criativa e Produção de Conteúdo do Atelier SOMA. Organizado e realizado por Igor Francisco, o curso de três horas abordou assuntos como redação publicitária, criatividade e redação para a web, reunindo estudantes e atuantes da área de comunicação.

O Atelier SOMA é um espaço onde vários profissionais diferentes – como arquitetos, artistas plásticos e designers – procuram trabalhar de forma colaborativa para compartilhar experiências, sempre com foco na inventividade. Igor Francisco é um dos residentes do Atelier. Formado em Comunicação Institucional pela UTFPR, disse à AG Comunique que a importância de oferecer um curso com essa temática é passar o conhecimento prático dos artifícios mentais da escrita que conseguiu mecanizar durante sua vida profissional para as outras pessoas. “Consigo organizar meu processo criativo e assim transmiti-lo para outras pessoas, e isso serve como um ponto de partida para que elas pensem no processo criativo delas”, explicou.

 escrita criativa    A aula, realizada na galeria do Atelier, dividiu espaço  com colagens que estavam expostas

“A aula foi importante, ressaltou coisas que muitas vezes a gente esquece, por causa do dia a dia ou da correria”, disse Camila Gaidarji, aluna de Comunicação Organizacional que participou do curso. “Deixamos esses ensinamentos de lado, então é sempre bom poder relembrar coisas pontuais para melhorar”.

Defendendo que a criatividade não é tão complexa como imaginamos, Igor ainda manifestou seu desejo de que os alunos tenham em mente que nunca escrevem para eles mesmos, e que devem se colocar no lugar do leitor para entender o que ele espera – só assim o texto conseguirá atingir o público de uma maneira que o impacte. “Escrever com criatividade é a capacidade de fazer ligações inusitadas para explicar de outra maneira algo que já foi dito antes”. O comunicador deixou bem claro que essas ligações precisam fazer sentido para o público almejado.

Como essa primeira aula teve vagas limitadas, diversos interessados ficaram com sede de participar, e o redator publicitário já confirmou a realização de mais edições. Para ficar por dentro de datas e cursos, ou saber mais sobre o Atelier SOMA, acesse: facebook.com/atelierSOMA

 

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s