O Brasil é um país de leitores?

TEXTO DE OPINIÃO

Bárbara Brayner

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-livro na semana passada comprova o que a maioria da população já sabia. O Brasil não é um país de leitores e dificilmente o será. Certo? Bem, na realidade não se pode tomar esta como uma verdade absoluta, visto que a pesquisa utilizou métodos de estudo específicos. Segundo o levantamento, considera-se leitor apenas o indivíduo que tenha lido ao menos um livro nos últimos três meses. Então na verdade, a pesquisa comprova que pouco mais da metade, ou exatamente 56% da população do país é formada por “leitores de livros”. Esta afirmação se encaixa bem melhor para divulgar o resultado da pesquisa. Não se pode simplesmente ignorar as outras práticas de leituras como jornais, revistas e quadrinhos, por exemplo, sendo eles impressos ou não, ou até os sites e os blogs.Talvez o motivo esteja por trás de quem realizou a pesquisa, afinal seu nome já traduz o seu foco.

O hábito da leitura em si, é muito abrangente, principalmente na sociedade em que vivemos e as possibilidades são inúmeras. A própria evolução da tecnologia que trouxe o hábito para o meio digital, o tornou mais democratizado, de uma certa forma. Porque sabemos que nem todo mundo tem acesso a esse meio. Os preços de livros no Brasil ainda são muito altos, mesmo com os lançamentos de versões mais baratas, como as pockets, e-books e audiobooks. Eles não são os presentes preferidos da maioria das crianças, tampouco estão dentre os mais frequentes hobbies dos adultos. A pesquisa mostrou que entre os leitores de livros, apenas 37% são leitores casuais, que leem de ficções a livros infantis. E que 42% têm o hábito de ler a Bíblia. É muito pouco para um país com a imensidão do Brasil e, sinceramente, não é um número que acredito que irá crescer muito.

Sendo este um hábito ainda elitizado, para pessoas com tempo livre ou com paciência – dados estes, provenientes da pesquisa – a verdade é que acaba sendo cultural mesmo. Como tantos outros hábitos. Comparar o Brasil com os de outros países é simplesmente descaracterizar uma cultura, como se faz tantas vezes, principalmente na mídia. Tudo é motivo de comparação e rebaixamento, afinal as comparações são sempre com países com índices bem melhores. A divulgação desta pesquisa e a forma como ela define seu objeto de estudo deixou isto bem claro. E que não me falte afirmar, que o Brasil é sim um país de leitores.

Fonte da pesquisa: http://agenciabrasil.ebc.com.br/

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s