Choice Day discute empreendedorismo e impacto social

Marina Scheffer (*)

Empreendedorismo e impacto social foram os temas do Choice Day, quinta edição do evento promovido por embaixadores da Artemisa, empresa aceleradora de negócios. A programação ocorreu nesta quinta-feira (19 de maio), na Universidade Federal do Paraná e na FAE Business School.

Durante todo o dia foram realizadas palestras e workshops sobre como e porque impactar socialmente o entorno, através do desenvolvimento de negócios inovadores. Carolina de Souza, embaixadora da Artemisa e estudante de biologia da UFPR, explicou que o evento foi criado há cinco anos para atender a necessidade percebida pela empresa de esclarecer universitários sobre os conceitos de pobreza e impacto social, oferecendo suporte aos sonhos destes jovens que, mesmo tímidos, podem mudar o mundo.

choice day

                             Professor Cleberson Cunha em conversa com os convidados

Numa segunda fase do encontro, o docente da UFPR e responsável pela Agência de Inovação, Cleberson Cunha, promoveu uma discussão sobre concretização de projetos. Cunha iniciou a conversa questionando os convidados sobre como desejavam mudar o mundo e, após ouvir os relatos, orientou-os sobre possíveis meios de transformar esses sonhos em realidade. Segundo o professor, o importante é subverter a ordem das ações, pois um equívoco comum no momento de buscar uma transformação social é iniciar com a ideia de mudança, e não com a imersão no meio para reconhecer a real necessidade: “Mudar o mundo começa com conhecer o mundo”, afirmou ele.

Casos de sucesso
Outro momento importante do evento foi a exposição de casos de sucesso para inspirar os convidados. A empresa Avante, um dos empreendimentos utilizados como exemplo, foi criada por Bernardo Bonjan com o intuito de promover maior acessibilidade de soluções financeiras para microempreendedores de comunidades simples.

O modelo desenvolvido por Bonjan busca humanizar e simplificar o meio financeiro através da instituição de linguagens e vestimentas mais comuns, retirada de portas giratórias, promoção de encontros para estimular novos negócios locais e, além disso, disponibilização de oportunidades de trabalho para moradores dos bairros.

(*) Estudante de Comunicação Organização da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s