Tchau, jornalismo

TEXTO DE OPINIÃO

Emanoelle Santos (*)

Sair do ensino médio e entrar na faculdade é a passagem certeira aos jovens que sonham com um futuro promissor. Ter a certeza do curso e da profissão é uma, senão a primordial, escolha dessa nova etapa.

No meu caso, ser jornalista não era uma questão, mas uma convicção. Apostar num ofício que rege seus princípios em prol da sociedade é, e sempre será, base dos desafios que orienta minha vida.

Bom, pelo visto comecei no caminho certo, mas tudo tem um porém. O fato em questão é que vivenciar a experiência profissional e universitária trouxe à tona uma realidade um tanto quanto mais doentia.

 Caí de paraquedas no mundo da comunicação, me apaixonei e fiquei.

Sou uma aprendiz de jornalista meia boca, contente com o dom da profissão, mas desiludida com a forma que este universo se encontra. Apesar de estar no mercado e perceber que o simples fato de trabalhar representa estar acima de muitos, me desanima saber que posso ser mais uma no mercado supostamente cheio de liberdade mas completamente transbordado de jogo de interesses. O que pesa é a desilusão, a sensação de caminhar para um futuro o qual se prega por sucesso intelectual, mas encontra saturação.

Diante dos meus olhos o jornalismo teve um enfarte lento e doloroso. Agora anda por aí, meio sem rumo, procurando por médicos que o ajudem a sobreviver numa sociedade cheia de marca-passos. O que pode reanimá-lo para permanecer na luta pela vida? Não sei. Talvez o medo de largar os remédios ou a mera vontade de fazer a diferença.

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s