Leve Este Livro democratiza leitura na UTFPR

Maria Cândida (*)

Acontece nesta sexta-feira, 20/05, a ação Leve Este Livro – UTFPR, organizada por três estudantes do primeiro período de Comunicação Organizacional, para a disciplina de Comunicação e Criatividade. A ação foi inspirada pela página do Facebook Leve Este Livro, e consiste em “abandonar” pela universidade livros que estão parados na estante, para que sejam encontrados por outras pessoas que poderão levá-los para casa. A ação original circulou por 15 cidades brasileiras entre 2011 e 2013.

leveestelivroutfpr

Segundo Thiago Viana, um dos organizadores da atividade, a equipe escolheu resgatar tal ideia por dois motivos: em primeiro lugar porque sábado (21/05) é Dia Mundial da Língua Nacional e eles acreditam que a circulação de livros possa ser uma maneira de homenagear a língua portuguesa nesta data, e em segundo lugar pela democratização e acesso à leitura. Cesar Cruz e Victória Diniz são os outros alunos organizadores da ação Leve Este Livro.

“Muita gente lê um livro, ama a história e no máximo fala ou indica pra alguém. Mas o livro mesmo, esse fica esquecido na estante, por anos. Se a história é realmente legal e outras pessoas merecem ler, o ideal é fazer isso circular de forma democrática. Nem todo mundo consegue comprar um livro novo”, defende Viana. “Quando você passa a entender que o valor da leitura está além do preço do livro, você consegue desapegar e entende que ele é mais valioso em circulação”, completa.

Para participar é simples: o interessado deve escolher um livro, de preferência que tenha algum significado especial, escrever uma dedicatória na contracapa e levar para a UTFPR na sexta-feira, dia 20. É preciso adquirir um marcador explicando a ação com os organizadores do evento no Pátio do Restaurante Universitário, às 12h. Em seguida, o livro deve ser “esquecido” em algum lugar dentro ou fora da universidade: nos queijos, nas mesas do restaurante, em alguma praça, entre outros. A pessoa que encontrá-lo terá as informações necessárias no marcador.

Os organizadores pedem que, antes de deixar o livro, o proprietário tire uma foto ou grave um vídeo e poste nas redes sociais com as hashtags “#LeveEsteLivroCWB” e “#LeveEsteLivroUTFPR”. O mesmo deve ser feito por quem encontrar e ficar com o exemplar, que deve também pegar um livro seu e deixar em algum lugar junto com o marcador adquirido no livro encontrado.

Onde: Pátio do Restaurante Universitário da UTFPR (Câmpus Curitiba – Centro)

Quando: Sexta-feira, 20/05, às 12h

Mais informações: https://www.facebook.com/events/1590832147896485/

* Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s