Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos acontece em Curitiba

Isabel Noernberg (*)

Na noite deste domingo, 15 de maio, ocorre o encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC). O evento é na Igreja Evangélica Reformada, no Bairro Vila Izabel e, ao longo da semana, cristãos de diversas denominações estiveram reunidos em espaços de diferentes igrejas, de maneira ecumênica.

Realizada anualmente, a semana de eventos em prol do diálogo ecumênico cristão é um acontecimento de abrangência mundial, sendo vivido por todas as igrejas cristãs que veem no diálogo uma possibilidade de crescimento. Segundo dados retirados do instituto de pesquisa Forum Pew, o Cristianismo é a religião mais difundida no mundo. A religião foi fragmentada, a partir da reforma protestante do século XVI, e dividida em igrejas de diferentes denominações.

Em Curitiba, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é organizada pelo Movimento Ecumênico, responsável pela programação dos sete dias de atividades – do dia 8 ao dia 15 de maio. Os participantes são mobilizados sob o tema “Proclamar os altos feitos do Senhor”, com o intuito de unir as igrejas em demonstração de unidade.

A programação ocorrida incluiu a abertura, na Igreja Ortodoxa Ucraniana do Bairro Mercês, na segunda-feira 9 de maio. Durante a semana, aconteceram outros eventos como cultos ecumênicos nas igrejas Luterana, Presbiteriana, Anglicana e Reformada além de uma noite de corais. Quinta-feira, 13 de maio, houve uma ‘Noite acadêmica’ promovida pelo núcleo ecumênico inter-religioso da Pontifícia Universidade Católica do PR.

Na noite acadêmica, estiveram presentes estudantes de teologia aprofundando o diálogo em perspectiva teológica e antropológica. O evento contou com a presença dos professores Elias Wolff, da PUCPR, uma das referências nacionais para o Ecumenismo; e Claus Schwambach, professor e diretor da Faculdade Luterana de Teologia. A reflexão foi ambientada por um momento introdutório e conclusivo de oração, e contou com a participação das/os graduandas/os em Teologia da PUCPR, além de professoras/es, membros dos organismos envolvidos e comunidade em geral.

semna ecumênica1

                                       Professores Wolff e Schwambach, na PUCPR

De acordo com a Irmã Raquel de Fátima Colet, uma das responsáveis pelo Movimento Ecumênico em Curitiba, “Experiências de oração comum e convivência fraterna vividas nas igrejas e comunidades durante a Semana de Oração, impelem para o aprofundamento do tema: não basta rezarmos juntos; é preciso que cultivemos permanentemente uma espiritualidade do diálogo, pessoal e comunitariamente, e que esta possa ser traduzida em atitudes e ações dialógicas, que acolham e reconciliem nossas diversidades, e as façam convergir para o bem comum e a justiça ecossocial”.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos se despede novamente, este ano confirmando a importância do diálogo em tempos de crise política no país, assim como nos conflitos causados por diferenças religiosas no mundo.

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Um comentário sobre “Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos acontece em Curitiba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s