Último dia do IV Seminário Presença Africana no Brasil

Flavia Cruz (*)

O  VI Seminário Presença Africana no Brasil, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, foi encerrado nesta quinta-feira, dia 12, com duas mesas redondas: pela manhã o debate foi sobre filosofia e racismo e, no período da tarde, o foco esteve em Abdias do Nascimento e seu teatro negro.

A professora Verônica Ferreira Calazas, da UTFPR e o professor Pedro Gonçalves, da UFPR, abordaram temáticas como a filosofia de Fanon e a mitologia grega, além do racismo filosófico de Kant.

mesa seminário

                                          Mesa do período da tarde

O período da tarde foi marcado pela última programação do evento apresentado mais uma vez uma mesa redonda que foi composta pelos professores Andrea  Kominek e  Arilson Pereira do Vale, da UTFPR, e Luiz Thiago Freire Dantas, UFPR. A temática abordada foi o Teatro Experimental do Negro e o Panafricanismo no legado de Abdias do Nascimento. O trabalho foi dividido entre os professores que apresentaram obras, dado ênfase aos textos mais expressivos do autor, como por exemplo essa passagem: “Eu não sou escritor e nem teórico dos direitos humanos, não sei elaborar teorias, eu sei fazer”.

Essa foi a linha do debate ao longo do evento, que propõe à sociedade pensar o mundo fora do euro-centrismo, ressaltando que o conhecimento não está só em livros. O intuito do Seminário Presença Africana foi oferecer à comunidade acadêmica e externa a possibilidade de resgatar conceitos das relações humanas do século XIX, que ainda permanecem de forma intrínseca nas relações humanas do século XXI, como o racismo e o preconceito. O objetivo principal é tratar essa problemática social em seus significados atuais; entrelaçando a realidade histórica que aparece distante, mas está amplamente viva na sociedade moderna.

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s