A novela mexicana brasileira

TEXTO DE OPINIÃO

Marina Scheffer (*)

Eis que abro a página do G1 em busca de atualizações – tudo bem, pode não ter sido um bom começo – e me deparo com o que parece mais a página de resumo dos capítulos de alguma novela mexicana. E mais do que isso: uma comédia mexicana.

A verdade, entretanto, é que o que meus olhos realmente leem são notícias reais de um país real, com pessoas reais, performando atos verdadeiros, por mais inverossímeis. Num toma-lá-dá-cá extremamente imaturo, assistimos nossos representantes se golpeando nos bastidores do impeachment.

É isso mesmo, bastidores, pois nos fazem acreditar que os protagonistas dessa dança das cadeiras somos nós. Agora, para entender a situação, preciso olhar atentamente o horário da postagem da matéria, porque em dez minutos decide-se dar continuidade à tramitação do processo, e nos próximos dez ele já está anulado. O grande problema é que um único dia possui cerca de… bem, vários períodos de dez minutos (sou de humanas, melhor não arriscar).

E como é que faz o povo para escolher um lado da maçã, quando os dois estão podres e cheios de larvas? Não faz! Aceita. É isso que vemos: o povo não está contente, está lutando, está exigindo, mas o simples fato de existir a possibilidade de matérias como essas não estarem em um página do facebook como a Sensacionalista, satirizando acontecimentos do dia a dia, mas estarem em sites e jornais oficiais, com credibilidade, repassando, mesmo que através de diversos pontos de vista, a mesma mensagem, leva a uma única conclusão: temos aceitado demais, para chegar ao ponto de vermos uma situação cômica dessas num momento tão crítico e frágil do país, com certeza erramos, e sabemos.

(*)Estudante de comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s