Deputada Christiane Yared fala sobre violência no trânsito

Bruna Carvalho (*)

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, no auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a palestra da deputada federal Christiane Yared,  que falou sobre a educação no trânsito e a conscientização para a vida. O evento faz parte do movimento Maio Amarelo, que pretende chamar a atenção da sociedade sobre os altos números de morte que estão relacionados com acidentes de trânsito em todo o mundo. Mostrando tamanha importância do assunto, a conversa foi disponibilizada em vídeo conferência para os treze campi da universidade.

yared

Antes mesmo de começar a palestra, houve uma pequena discussão entre a deputada e um eleitor, sobre o cenário político atual do país, em que o leitor a agradecia sobre seu posicionamento. Passada esse situação, a palestra teve momentos emocionantes impactantes para todos que estavam ali. Composta por uma plateia de alunos, docentes e também de um público externo como policiais militares e guardas municipais, a conferência quase preencheu todo o auditório da faculdade.

Após as apresentações, Christiane começou contando como foi o acidente que ocorreu há sete anos e que resultou na morte de seu filho. Por meio dos detalhes vividos como mãe, a deputada – que fundou juntamente com o marido o Instituto Paz no Trânsito (IPTRAN) – já nos primeiros minutos conseguiu comover a todos. Ela defendeu fortemente a necessidade de ter uma maior atenção quanto a importância de conscientizar os motoristas. A explicação é clara,  pois os acidentes não trazem danos apenas às vítimas, mas sim ao país inteiro, através dos gastos que é preciso ter para suprir a demanda de tratamentos e pagamentos para os que ficam com sequelas dos acidentes que, segundo a deputada, chega a dez para cada morte no trânsito, um número alto e preocupante.

Deixando claro que a mensagem principal é a mudança de comportamento por parte da população, um dos temas que Yared abordou foi os perigos que a falta do uso do cinto de segurança pode ocasionar aos passageiros, mostrando vídeos ilustrativos. Em outra parte da conversa, ela falou também das tecnologias no trânsito,  no caso o celular, que mata até sete vezes mais que o álcool, tornando-se a maior preocupação dos últimos tempos.

Em menos de uma hora,  Christiane transmitiu com sucesso sua mensagem e comoveu o público. A guarda municipal Ana Cristina, que acompanha Yared há tempos para se manter sempre informada e capacitada, afirmou que o discurso da deputada a faz pensar cada vez que sai com seu filho no carro ou até mesmo nas viaturas do trabalho, e que o uso do cinto de segurança se tornou algo essencial no seu dia a dia.

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s