Encontro Nacional de Estudantes Negros acontece no Rio de Janeiro

Arthur Vieira (*)

Entre os dias 13 e 15 de maio, acadêmicos de todo o Brasil estarão reunidos no Encontro de Estudantes e Coletivos Universitários Negros (EECUN) que acontecerá no Rio de Janeiro. O evento é resultado de duas reuniões presenciais no ano de 2015, nas cidades de São Carlos-SP e Belo Horizonte-MG, marcando o início de uma articulação nacional destes coletivos.

Sidnei Pereira, aluno do curso de Administração da UTFPR, falou sobre a importância desse encontro. “O evento busca trazer as demandas que vêm dos alunos negros das universidades para centralizar essas reivindicações e uni-las para que a gente possa discutir soluções, e também para que possamos trocar experiências, vivências, positivas e negativas dentro da universidade”. O encontro terá também uma programação acadêmica, com apresentação de trabalhos, muitos deles sobre cultura africana. De acordo com Sidnei Pereira, estes estudos serão mostrados “forma como a cultura africana deve ser apresentada, não com a característica eurocêntrica que todas as universidades atualmente carregam – todo o ensino, na verdade, carrega”. O evento, completa ele, “é um momento de troca de experiência, de conhecimento, um momento de fortalecer o movimento negro dentro das universidades brasileiras”.

eecun

Sobre a adesão dos alunos da UTFPR, o acadêmico diz que conseguiram um ônibus de 48 lugares cedido pela universidade e revela: “Estamos com o ônibus quase lotado, devem ter pelo menos uns 40 lugares já confirmados, alunos daqui de Curitiba e dos campi do interior do Paraná também vão participar (…). Na UTFPR acredito que seja a primeira participação efetiva num evento de cunho acadêmico voltado para os estudantes negros”.

Sidnei ainda ressalta que o EECUN é um encontro independente, criado através do apoio de jovens universitários de várias regiões do país que perceberam a necessidade de algo maior para debate, sem ligação partidária ou entidade universitária em si. “Algo que motivará o discente negro a impor-se diante das dificuldades na universidade, apesar do preconceito. O pontapé inicial”.

A programação completa do evento, e outras informações estão disponíveis em http://eecun.com.br/

 

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s