Alunos estão descontentes com auxílio estudantil

TEXTO DE OPINIÃO

Flavia Cruz (*)

Foi divulgada nesta segunda-feira, 2 de maio, nova listagem de alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná que, por algum motivo, tiveram seus pedidos de auxílio indeferidos, gerando mais uma vez a sensação de impotência e desconforto entre os acadêmicos.

A cada semestre, os alunos do Câmpus Curitiba passam pela sensação de não saber o que realmente acontece nesse processo de maneira expositiva e convincente. Temos sim acesso ao Edital Nuapes/Assae 001/2016 Processo de Seleção ao Auxílio Estudantil da UTFPR, que regulamenta a concessão dos benefícios. Porem, só isso não basta: a percepção é de um atendimento despreparado pelo Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape) para receber e trabalhar a diversidade que está presente no ambiente universitário.

É preciso repensar esse atendimento, bem como a comunicação que abrange esse processo, ressaltando a importância do cumprimento dos prazos que envolvem diretamente a condição dos alunos em se manterem de forma saudável no ambiente universitário, desenvolvendo suas atividades acadêmicas.

Os prazos estabelecidos quase nunca são cumpridos e quando se trata de não cumprimento por parte do Nuape logo vem uma retificação e, claro, sempre favorecendo a parte superior. Por outro lado, quando se trata de alguma adversidade relacionada ao aluno, o máximo que o departamento faz é orientar o estudante a ler ou reler o edital, e final de conversa.

Quando partimos dessa premissa, cabe ao departamento ouvir e auxiliar o aluno orientando de forma clara; cabe também avaliar qual é a função do Recurso previsto nas cláusulas do edital. Este dispositivo parece existir de maneira apenas figurativa, porque vai proteger as falhas do Nuape em questão e não ao aluno de maneira efetiva.

Aguardaremos uma posição das áreas responsáveis em relação a essa problemática. Existe uma negociação por parte do DCE UTFPR agendada para sexta-feira, dia 6 de maio, e esperamos que esses pontos sejam claramente debatidos e solucionados.

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s