Documentário lembra repressão aos professores no Centro Cívico

Flávia Cruz (*)

Há exatamente um ano, cerca de 20 mil professores em protesto contra medidas do governo Beto Richa foram reprimidos de forma violenta por 2 mil policiais militares. Mais de 200 pessoas saíram feridas do episódio conhecido como o “massacre do centro cívico”. A data está sendo lembrada com atividades no Estado. Uma delas foi o lançamento, em várias cidades do Paraná, do documentário “29”, com imagens e depoimentos dos professores atingidos.

No dia 29, o documentário foi lançado em Guarapuava, exibido em três sessões simultâneas, reunindo 200 pessoas; na sequência foi apresentado em Curitiba, no dia 30 de abril, em duas sessões, reunido 120 pessoas. Mais exibições vão ocorrer em maio em outras oito cidades, com entrada gratuita em todas as sessões.

A produção foi feita pelo professor Alberto Machado, da Universidade Estadual do Centro-Oeste. “Essa produção não recebeu nenhum incentivo financeiro, como também não visa gerar lucro com sua divulgação”, disse.

Depois que todas as exibições forem realizadas, o material será disponibilizado para escolas e, só então, será veiculado na internet.

A intenção do documentário é criar registro histórico dos fatos e apresentar à sociedade as imagens e depoimentos relembrado o que foi esse dia e o que ele representa para a classe trabalhadora e para a sociedade.

As imagens apresentadas não são inéditas; algumas viralizaram nas redes sociais e jornais com muita força e permanecem disponíveis na internet. O que o produtor fez foi unir essas imagens com os depoimentos das pessoas que envolvidas nos acontecimentos no dia.

O documentário é um longa-metragem com duração de 165 min, dividido em cinco partes. A trilha sonora e o clip foram criadas especialmente para o documentário.

 

(*) Aluna do curso de Comunicação Organizacional da UTFPR-Curitiba.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s