Debate entre candidatos à reitoria da UTFPR

Larissa Alves (*)

Nessa segunda (18), ocorreu no auditório do câmpus Curitiba o debate entre os candidatos à reitoria da UTFPR. São três as chapas concorrentes:  chapa 1, dos professores Marcos Flávio Schiefler e vice Jean-Marc Lafay; chapa 2, da professora Nanci Stanki da Luz e vice Volmir Sabbi e a chapa 3, do professor Luiz Alberto Pilatti (atual vice reitor) e vice Vanessa Ishikawa Rasoto.

dedate reitor 1

O evento foi aberto com a fala dos representantes das entidades organizadoras, tais como os sindicatos e o diretório central dos estudantes. O debate teve início com a apresentação dos candidatos realizada no primeiro bloco, no qual cada candidato a reitor teve quatro minutos para compartilhar sua trajetória e propostas. Os vices falaram por dois minutos.

No segundo bloco os candidatos responderam perguntas da comunidade universitária, enviadas previamente para a organização pelas entidades representativas de docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes.

O terceiro bloco foi composto de perguntas entre os candidatos e, por fim, as considerações finais de cada chapa. Os candidatos apresentaram diferentes propostas e interagiram de maneira educada e politizada, apesar da divergência de opiniões entre si.

Em entrevista, a candidata Nanci disse que esperava um debate limpo e que todos os candidatos expusessem as propostas para melhorar a universidade, além de apresentar brevemente sua linha de campanha.

Em seu momento de fala, o professor Schiefler comentou a proposta a favor da autonomia para os campi, com uma perspectiva de integração coordenada pela Reitoria. O professor Pilatti, por sua vez, também defendeu suas diretrizes, dentre elas as métricas para os docentes.

debate reitor 2

Durante uma das falas do atual vice reitor, alguns alunos adentraram o auditório levantando cartazes contra a atual gestão. Apesar do tumulto, a situação foi controlada de maneira amigável e a presença dos manifestantes não foi motivo de grandes transtornos.

O debate pôde ser acompanhado via internet no site da Universidade, a fim de contemplar todos os campi. A eleição será realizada dia 27/04.

(*) Estudante de comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s