Encontro internacional de grafite reuniu artistas estrangeiros e brasileiros

 Matheus Bueno (*) – texto e fotos

A 5ª edição do encontro internacional de Grafite Street of Styles foi encerrada ontem, 12 de abril, no Portal do Futuro do Cajuru, em Curitiba. O evento, apoiado pela Prefeitura Municipal e pela Fundação Cultural de Curitiba, contou com a presença de artistas de 18 países e de 20 estados brasileiros. As atividades realizadas foram bem diversificadas, dentre elas, shows, batalhas de breaking, paredão de escalada, circuitos de skate, workshops e pintura mural.

foto1

LOCAL ONDE ACONTECEU O ÚLTIMO DIA DO ENCONTRO – PORTAL DO FUTURO DO CAJURU

Segundo o coordenador do evento, Thiago Teixeira, que já participou de vários encontros de grafite pelo Brasil, o Street of Styles é o melhor evento do gênero no País. Para Thiago, normalmente um artista é considerado “formado e profissional do grafite” quando encontra sua forma de expressão. Mais tarde, este grafiteiro alcança seu conceito próprio e sua identidade – ou  os traços que usa como lema de vida – através das experiências, de outros traços de influência e de trocas de ideias entre artistas.

foto2

COORDENADOR DO EVENTO, THIAGO TEIXEIRA, E O ARTISTA DE RECIFE ANDRÉ LUIZ REDEVIVO JUNIOR

“A arte muda vidas, o contato com a arte contribui integralmente com a formação de uma sociedade. O grafite é pura atitude, te faz mergulhar em um mundo com vários pensamentos, e isso é cultura”, afirma  Thiago Teixeira.

Esta edição do Street of Styles abriu a Semana da Juventude, promovida pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. Segundo Michael Devis, um dos idealizadores e produtor geral do projeto, o evento reuniu um público estimado de pouco mais de 35 mil pessoas nos sete dias de programação realizada em quatro  locais diferentes.

foto3

 MICHAEL DEVIS (esquerda) PRODUTOR GERAL DO EVENTO  E O ARTISTA GAÚCHO FABIO EROS

Michael ressalta que a intenção do projeto é divulgar a cultura de rua, além de gerar ideias de respeito à cidadania, ao diálogo e à igualdade social. Reitera também que a finalidade do Street of Styles é valorizar os artistas locais, fomentar o intercâmbio cultural e disseminar a arte urbana na sociedade.

Quando questionado sobre o preconceito ainda existente em torno do grafite, Michael disse que a estética urbana já está inserida na sociedade. Portanto, de maneira gradativa e natural, o grafite vai sendo encarado fora de um tratamento marginalizado.

foto4

                          ALGUNS ARTISTAS GRAFITANDO

Na PUCPR aconteceram pré-ações do evento e  a comunidade acadêmica pôde desfrutar de várias intervenções artísticas. Foram pintados painéis, palestras foram ministradas sobre cultura e história do grafite.

O artista gaúcho Fabio Pereira Teixeira, de 22 anos, disse que ficou imensamente grato com a palestra sobre a história do grafite ofertada na PUCPR, explicando que gosta da identidade antiga de traços, conhecidos pelos adeptos do meio, como a “velha escola”. Fabio Eros, como é chamado, expõe sua arte sempre com sua mensagem “+amor”, construindo sua marca na história do grafite e trazendo a sua visão cultural de sociedade. Com seus contornos e sombras desenvolve uma peça completa com a sua assinatura.

foto5

                              FABIO EROS COM SUA MENSAGEM

Desde fevereiro, o projeto veio realizando ações como a pintura de um prédio de cinco andares e de murais, blitz com DJs, eliminatória de dança para o evento principal e debates. Mais informações, como as edições anteriores, fotos e todos os artistas participantes podem ser visualizados no site do evento: http://www.streetofstyles.com

Confira a galeria de fotos do evento:

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s