Cindacta II promove eventos abertos ao público em outubro

cindacta

Nayane Pantoja Cardoso (*)

O Cindacta II (Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) realizou nesta terça feira o primeiro evento aberto ao público de comemoração à Semana da Asa. Um concerto de música aconteceu na Ópera de Arame com a apresentação de banda e participação de cantores convidados.

O tema do concerto deste ano foi Músicas pelo Brasil. De acordo com a chefe da Comunicação Social do Cindacta II, Tenente Mellissa Renata Portiz Bueno do Nascimento, trata-se do evento de maior interação com o público civil.

O segundo evento ocorre no dia 23 com a formatura militar do Dia do Aviador. A formatura é sediada dentro das instalações militares e promovem desfiles cívicos de homenagem a Santos Dumont, assim como medalhas honrosas a civis “amigos da Força Aérea”.

O fechamento das comemorações da Semana da Asa acontece com o Baile do Aviador no dia 30, que neste ano será realizado no Castelo do Batel. A chefe da comunicação afirma que o baile é um evento para fechar a semana de comemorações com requinte e charme.

Tenente Mellissa Portiz comenta que as programações criadas para a Semana da Asa são pensadas anualmente com o objetivo de promover interação com o público externo, algo que não ocorre muito durante o ano.

A Semana da Asa é uma programação de eventos aberto ao público criado para comemorar o Dia do Aviador, Dia de Santos Dumont e o Aniversário da Força Brasileira. Sua origem está no dia 23 de outubro de 1906, quando Alberto Santos Dumont voou pela primeira vez a bordo do 14-Bis, iniciando a aviação e registrando a criação do avião.

O Cindacta II é uma organização militar do comando da Aeronáutica. Na década de 1940, após a criação do Ministério da Aeronáutica, a área era ocupada pelo Destacamento Base Aérea de Curitiba, a Escola de Formação de Mecânicos, a Escola de Oficiais de Infantaria de Guarda (EOIG) e a Escola de Oficiais Especialistas da Aeronáutica (EOEAR).

Após 1982 o Centro Militar passou a desenvolver também a função de controlar o tráfego aéreo da região sul e metade da sudeste. Logo, exerce duas atividades semelhantes, mas com objetivos diferentes: uma de caráter militar – defesa aérea – e outra de caráter público – controle de tráfego aéreo.

(*) Aluna de Comunicação Organizacional da UTFPR-Curitiba.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s