Cervejas artesanais: um mercado em expansão 

O especialista em cervejas Claudio Marques dos Santos Junior - Foto: Yasmin Santana

O especialista em cervejas Claudio Marques dos Santos Junior – Foto: Yasmin Santana

Jaqueline S. Borges e Yasmin Santana (*) 

A CervBrasil (Associação Brasileira da Indústria da Cerveja) em 2013 constatou que o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, ficando atrás apenas de China e EUA. A produção nacional é de cerca de 13 bilhões de litros por ano. 

Além disso, outro estudo que traz informações relevantes foi feito pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. De acordo com essa pesquisa, o crescimento da renda dos brasileiros nos últimos cinco anos tem significado um aumento do consumo interno de alimentos de maior valor agregado, como carnes e derivados do leite, além de bebidas, como cerveja e vinho. Ainda observando os dados da CervBrasil, a produção nacional de cerveja em 2014 obteve um crescimento anual de 5%. 

Com relação a esse mercado, é possível observar uma expansão de cervejarias artesanais. Caracterizadas pelas suas variedades e qualidade elevada, elas têm atraído cada vez mais consumidores que buscam maior conhecimento no assunto. Um desses é Claudio Marques dos Santos Junior19 anos, Beer Sommelier formado pela Universidade Positivo. conversamos com ele para saber o que o motivou a conhecer essas cervejas. 

O que o levou a consumir cerveja artesanal? 

Assim que completei dezoito anos meu desejo por cerveja despertou, e numa das idas ao mercado para comprar Heineken, me deparei com uma maior variedade de cervejas e não conhecia nenhuma, o que me instigou mais ainda a curiosidade. Os preços eram altos mas levei algumas para saber do que se tratava, dentre elas a Brooklyn Lager, Birra Moretti Premium Lager e Eisenbahn Rauchbier. Chegando em casa deixei-as na prateleira, e quando a vontade de apreciar uma delas surgiu (alguns dias depois) deixei algum tempo na geladeira e Tsssss, o primeiro gole foi uma explosão de sabores numa incógnita, minha análise foi: uma cerveja forte e gostosa, nada mais que isso na época. Desde então iniciei minha pesquisa sobre cervejas, algumas me agradando outras não, porém, tendo como prioridade sempre a vontade de conhecer novas sensações. 

 

O que te levou a conhecer mais sobre o assunto? Como você aprofundou esse conhecimento? 

O sabor inusitado e complexo das primeiras cervejas que conheci foi o pontapé inicial pra tomar uma decisão: me aprofundar no assunto. Foi nesse período que decidi unir o útil ao agradável, estava precisando encontrar um emprego, e queria aprofundar minhas experiências nessas novas encantadoras garrafas. Começando a trabalhar com vendas de Cervejas Especiais, optei por fazer o curso de Beer Sommelier, já que estava na chuva o ideal seria me molhar. 

 

Quais são os principais detalhes que te atraem em uma cerveja artesanal? 

É complicado citar algum em específico porque a experiência de degustação é o conjunto de todas elas. Difícil imaginar alguma característica separada das demais, entretanto, decompondo melhor e fazendo uma análise pessoal das características que mais me encantam numa cerveja destaco o equilíbrio, ou a delicadeza dos traços, quando mais lupulada, que seja sutilmente amarga, e assim por diante nas questões de dulçor, acidez, frutados etc. 

 

O que você considera uma cerveja de qualidade? 

Considero uma cerveja de qualidade, não aquela que ganhou um maior número de prêmios e títulos que a colocam num patamar destacado na lista de desejo dos consumidores, mas sim aquela que mesmo com seus defeitos se encaixa perfeitamente (ou quase) nas características que mais agradam meu paladar. O paladar é totalmente particular de cada um, não existe uma cerveja que agradará a todos os paladares. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s