Projeto Vida foca prevenção do uso de drogas entre adolescentes

Alunos da UTFPR em visita à ONG

Alunos da UTFPR em visita à ONG

Estevam Mattar e Lucas Rosa (*)

Inúmeras campanhas anti-drogas têm sido lançadas tanto pelo governo, quanto pela iniciativa privada e pelas ONGs. Na tentativa de afastar a sociedade dessas substâncias, às vezes as campanhas resultam no contrário do que desejavam, ou seja, acabam incentivando o consumo.

Por muitos anos, as medidas utilizadas por organizações era simplesmente tentar reabilitar os dependentes químicos. Todavia, após resultados mais eficazes, fica provado que a prevenção às drogas tornou-se a melhor maneira de manter, principalmente crianças e adolescentes, longes das drogas.

Foi isso que pensou Paulo Pereira de Novaes, presidente da ONG Projeto Vida. A casa atua na prevenção das drogas e foca principalmente em crianças e pré-adolescentes, visto que é nessa idade em que há o primeiro contato com os produtos.

Segundo Paulo, o Projeto Vida é uma associação sem fins lucrativos que trabalha em várias áreas, mas se concentrada na prevenção contra as drogas. A ONG existe há 15 anos ajudando famílias carentes. São cerca de 45 voluntários atendendo 250 crianças, e funciona no contra-turno escolar. Para participar, as crianças precisam estar na escola. O projeto iniciou com quatro ônibus itinerantes adaptados para ações sociais, que se apresentam com equipes de teatro e dança com medidas educativas de consientização contra as drogas. As equipes itinerantes viajam por todo o Brasil com depoimentos de ex-usuários, que enfatizam principalmente a prevenção e conscientização contra as drogas.

Paulo é ex-empresário e possui humor peculiar. Apesar das adversidades, principalmente financeiras por que passa a Instituição, o presidente cativa quem estiver por perto. Ele enfatiza que o Projeto Vida não aborda questões como política, religião e futebol. Para ele, cuidar das crianças assistidas pela ONG, as quais são principalmente habitantes da Cidade Industrial de Curitiba, é uma verdadeira terapia.

A estrutura da ONG comporta diversas salas com suas especificidades. A sede possui uma sala de música, onde tem montada uma banda sinfônica, que está atualmente paralisada por falta de recursos, e por falta de professores. Possui também uma sala de violão, violino e sala de jogos. No local é mantido também um restaurante que serve refeições diárias, marmitas e buffet self-service para arrecadação de parte da verba que mantém o projeto.

Além das crianças, há também a prestação de serviços à comunidade. Aos sábados, um ônibus é montado para ação social com ações voltadas para sociedade, com prestação de serviços como corte de cabelo, ação jurídica, medidas de pressão.

Entre as várias formas de arrecadação de recursos para manter o projeto, existe um bazar ao lado da sede com produtos a preços baixos, acessíveis aos moradores da CIC. De acordo com Paulo, no início o bazar era gratuito, mas por relatos da sociedade havia pessoas que trocavam as peças trocavam por drogas. Por esse motivo agora é feito com preços entre de R$2 e R$5 por peça.

Para manter o projeto funcionando, há diversas medidas adotas por Paulo e sua equipe, no intuito de não deixar nenhum morador da comunidade desamparado. O Projeto tem uma parceria com a Copel onde qualquer pessoa faz uma carta de autorização para descontar qualquer valor da conta de energia, realizando assim débito automático. Uma forma mais fácil de ajudar a instituição.

O amor dos voluntários pelas crianças, e a vontade de ver neles futuro é o combustível da ONG. O Projeto Vida tem inúmeros relatos de crianças, propensas ao uso de drogas, tornarem-se grandes influências na comunidade através de atividades lúdicas. Medidas adotadas pelo Paulo servem de inspiração a diversas pessoas que não sabem como mudar o panorama da sociedade. Simples atitudes transformam-se em grande mudança na vida dos pequenos moradores da CIC.

 

Serviço

Projeto Vida – www.vps.org.br – telefone (41) 3248-7676.

 

(*) Alunos do CTCOM-UTFPR.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s