Alunos da UTFPR promovem festival para lançamento de blog

O festival foi sucesso de público

O festival foi sucesso de público

Adam Weber, Amanda Andreatta, Gabriela Nogarolli, Gessica Neli (*)

Em 15 de maio, a UTFPR recebeu o Festival Musicom, que ofereceu espaço e emprestou os talentos musicais de diversos alunos e professores da universidade em prol do projeto que resgata do cenário brasileiro as canções que tiveram aspectos da comunicação incorporados em suas letras. O lançamento do Blog Musicom, que reúne uma vasta coleção de canções com este cunho, foi o mote principal para que o evento ocorresse. Conversamos com Carol Silva, aluna do 2º período de Comunicação Organizacional, sobre o processo de criação e execução do projeto. Como surgiu a ideia do Musicom?

O blog Musicom surgiu através da disciplina de Projetos II, ministrada pela professora Elza Oliveira Filha, com o intuito de mapear e criar um arquivo que suprisse a necessidade de um espaço que trouxesse as ramificações da comunicação dentro do cenário da música popular brasileira, assim como as análises linguísticas das mesmas.

Existe um objetivo específico para a escolha deste tema, algo que concretamente vocês queiram alcançar? Buscamos analisar a importância da comunicação nos diversos meios, além de possuir um mapeamento mais sólido dessas músicas que têm importância dentro do cenário musical brasileiro, e que possuam informações sobre a comunicação através dos anos.

Como ocorreu o processo de divulgação?

Através da página no Facebook, onde foram divulgadas algumas informações das músicas que estariam no blog e que teríamos nas apresentações do festival, além dos vídeos produzidos pela turma que instigavam e que possuíam informações sobre o projeto.  Além disso, cartazes e panfletos espalhados pela universidade.

O Festival foi um sucesso de público. Ele atendeu às expectativas da organização em termos de alinhamento aos objetivos do projeto em si?

Sim e não. Música é sempre um tema que chama atenção do público, mas precisávamos de um público mais selecionado, que entendesse das ramificações da comunicação e como isso é expressivo dentro do cenário musical. No geral, ficamos satisfeitos com a aderência do público ao projeto em geral, não apenas as apresentações do festival.

Vocês pretendem dar continuidade ao projeto, alimentando o blog com informações? Se sim, com qual periodicidade?

Sim. O blog foi inscrito como projeto de extensão pela professora Elza e pretendemos alimentá-lo conforme a demanda do mapeamento das músicas, nesse caso não apenas do cenário popular brasileiro, mas como todo cenário musical, assim como novas edições do festival, que teve adesão do público e das atrações musicais que demonstraram interesse em estender o projeto.

(*) Alunos do COMUT-UTFPR.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s