Tecnologia muda ensino, mas deve ser usada de forma crítica, diz pesquisador da UTFPR

Adam Weber, Amanda Andreatta e Miller do Vale (*)

Estamos vivendo um momento em que a tecnologia impera em nossos cotidianos, e no campo da educação isso não é diferente.  O uso de instrumentos tecnológicos está transformando a forma como observamos o ambiente educacional. O rápido acesso à informação para pesquisas auxilia o aprendizado dos alunos, porém, apesar da notória utilidade, a tecnologia precisa ser muito bem manipulada.

Para o professor de Fundamentos de Sistemas de Informação e Gestão da Informação e Sistemas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Alexandre Reis Graeml, “a tecnologia muda a forma de ensinar. Se isso significa melhorias, eu já tenho uma certa dúvida. Depende de como isso é feito e de como isso é aceito pelos alunos.” Para ele, a eficiência no uso de novas tecnologias em sala de aula depende muito do entusiasmo do professor e dos alunos.

Quanto a um possível despreparo dos professores para lidar com os novos aparelhos e plataformas educacionais disponíveis, atualmente Graeml acredita que tanto professores quanto alunos devem assumir uma postura crítica com relação a utilização dessas ferramentas.

“Muitas das tecnologias nos estimulam a ser interativos o tempo todo, exigem que estejamos conectados o tempo todo, elas mudam a forma como a gente pensa. Da mesma forma que temos tecnologias de comunicação que permitem uma interatividade muito grande, elas diminuem nossa concentração, ao mesmo tempo em que nos transforma”, afirma o pesquisador da UTFPR.

Se por um lado fica evidente a necessidade de docentes e alunos se adaptarem e estarem preparados para o uso das novas tecnologias, é crucial que o sistema educacional esteja estruturado para oferecer as condições ideais.

Estudos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, em 2013, indicam que, apesar de praticamente todas as escolas localizadas nos centros urbanos possuírem computadores, são cerca de duas dezenas deles para atender uma média de 653 alunos por escola.

Um número que limita a penetração da tecnologia no uso pedagógico. Além disso, embora o acesso à rede wi-fi seja de 71%, a baixa velocidade das conexões configura uma barreira no uso adequado das novas tecnologias.

É importante que o avanço do uso das tecnologias venha acompanhado do cuidado em preservar o conhecimento. Um planejamento adequado, com objetivos claros, determina o bom uso da tecnologia nos ambientes educacionais e seu impacto na vida de alunos e professores.

A professora e pedagoga Daniela Tarastchuck Ribeiro, que trabalha em uma franquia do CCAA em Curitiba, destaca a tecnologia como forte aliada no âmbito educacional.

“Ela funciona hoje principalmente como uma fonte de informação rápida e eficiente. Tanto para os professores como para os alunos, toda a informação desejada está na palma da mão. A quantidade de recursos a que temos acesso faz com que as aulas sejam mais interativas e divertidas. A preparação das aulas pelos professores fica muito mais fácil e rápida”, diz.

Porém, ressalta a necessidade do cuidado com o uso da mesma. Para ela, os alunos, com o acesso fácil a internet, podem falar com pessoas, assistir a vídeos e ter uma quantidade enorme de informações sobre qualquer assunto que precisam abordar. “Claro que precisamos ser seletivos e criteriosos, e temos consciência de que informação é diferente de conhecimento. É muito fácil se perder em nossos aparelhos e na web, por isso, o uso de qualquer tipo de tecnologia nas escolas precisa ter um objetivo a ser orientado para que traga os melhores resultados possíveis”, afirma Daniela.

(*) Alunos do COMUT-UTFPR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s