UTFPR encerra inscrições para programa de mestrado em linguagens

Fabio Ladeira, Gabriela Nogarolli e Gessica Neli (*)

A UTFPR Curitiba encerrou nesta última segunda-feira (20) as inscrições para o Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens.  Ainda em sua primeira edição, o mestrado já conta com 96 inscritos, que concorrem a 16 vagas. O programa se estrutura em duas linhas de pesquisa. A primeira é “Estéticas Contemporâneas, Modernidade e Tecnologia” e a segunda “Multiletramentos, discurso e processos de produção de sentido”.

O processo seletivo será realizado em três etapas. A primeira etapa será a prova escrita, que está marcada para dia 11 de maio. A segunda etapa será composta por análise e avaliação de currículo e projeto de pesquisa. Na última etapa os candidatos realizarão uma entrevista para a defesa do projeto de pesquisa.

O mestrado em linguagens da UTFPR aborda temas da área de Tecnologia e Linguagem, que investiguem a relação entre algum tipo de linguagem e uma tecnologia. Segundo o coordenador do programa, professor Roberlei Betucci, o objetivo era elaborar uma proposta diferente do que temos na região em termos de pesquisa. “Nosso desejo é nos tornarmos um centro de referência na área que trate a tecnologia como parte integrante em diferentes linguagens que circulam na sociedade”, afirma Roberlei.

O programa visa aproximar pesquisadores da área de Letras, Linguística e Comunicação e ainda se alinhar a proposta da UTFPR que é desenvolver pesquisas na área de tecnologia. De acordo com informações do departamento, os candidatos inscritos têm graduações diversas, mas, as mais recorrentes, são nas áreas de Letras, Comunicação e Educação.

“Verificamos que havia uma grande possibilidade de abertura do mestrado na área de Letras/Linguística. Assim, decidimos enviar a proposta, integrando elementos da área de Comunicação, para que pudéssemos reunir pesquisas dos diferentes docentes do Departamento de Linguagem e Comunicação da Universidade. Além disso, decidimos por sugerir a área de concentração Linguagem e Tecnologia, a qual nos parece ser tanto relevante para uma Universidade que se propõe Tecnológica, quanto para a integração das áreas em questão no nosso Departamento”, argumenta Roberlei.

Para maiores informações acesse a página do programa: http://www.utfpr.edu.br/curitiba/estrutura-universitaria/diretorias/dirppg/programas/ppgel/inicio

(*) Alunos do COMUT-UTFPR.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s