Reta final na seleção do Programa de Auxílio Estudantil da UTFPR

Camila Manosso Funes e Liziane André (*)

O NUAPE – Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil – do Campus Curitiba da UTFPR divulgou na quinta-feira 09/04 o edital com a lista de inscrições deferidas para o Programa de Auxílio Estudantil do primeiro semestre. Ela não é definitiva, uma vez que ainda é possível entrar com recursos antes do resultado final.

O programa conta com quatro modalidades de bolsa: alimentação, básico, moradia e instalação. Esse recurso tem por objetivo apoiar alunos com dificuldades financeiras que estejam regularmente matriculados na Instituição, a fim de reduzir a evasão dos cursos.

A promessa para quem participou do programa é um resultado mais justo, com as mudanças na avaliação socioeconômica, e com a unificação do processo no início letivo de 2015. Antes, cada campus tinha suas bolsas e processo seletivo próprios. Agora, há uma única seleção e, em casos de empate, a Reitoria decide quem receberá ou não determinado auxílio.

Apesar do número de bolsas e de inscritos não ser divulgado, Rubia dos Santos, 24, estagiária de Serviço Social do NUAPE do Campus Curitiba, afirma que a procura é grande, principalmente pelo auxílio básico. Para ela, o programa é de suma importância para ajudar os alunos em situação de vulnerabilidade social.

Gustavo de Oliveira Pimentel, aluno de Engenharia Elétrica, não recebe auxílio estudantil, mas conhece e tem amigos que participam do programa. Ele identifica a importância das bolsas, destacando a possibilidade dos alunos se dedicarem só aos estudos, sem a necessidade de buscar outras fontes de renda.

Cynthia Vidal, estudante de Matemática, e Lucas Dias Lopes, estudante de Engenharia Mecânica, fazem parte do grupo de discentes participantes. Ambos são bolsistas desde o segundo semestre de 2014 e usam o dinheiro principalmente para cobrir os gastos com transporte e alimentação. Para eles, não seria possível dar continuidade ao curso sem estes auxílios. Os dois alunos já fizeram suas inscrições para o novo edital e disseram que, apesar da lista de documentos ser extensa e o prazo ser curto, ainda assim é viável.

Para este semestre, não há mais possibilidade de inscrições, visto que o prazo já se esgotou. Quem tiver interesse no programa, deverá aguardar o próximo edital e acompanhar o NUAPE do Campus. O resultado final do Edital ASSAE 01/2015 será divulgado no dia 17 de abril, e os alunos podem conferi-lo no site da Universidade.

(*) Alunas do CTCOM-UTFPR.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s