Violinista catarinense encanta público curitibano

O músico catarinense Charles André Espíndola: sucesso na rua e na orquestra sinfônica

O músico Charles André Espíndola: sucesso na rua e na orquestra sinfônica – Foto: Danielle Serejo 

Danielle Serejo, Michael Siqueira, Rafael Alessandro e Natalia Garrido Mariano (*)

Quem caminha pela Rua XV de Novembro, em Curitiba, tem a oportunidade de conhecer e apreciar uma multiplicidade de gêneros e expressões artísticas. Entre os artistas que trabalham na rua está Charles André Espíndola, um músico de 21 anos, natural do Morro do Mocotó (Florianópolis), que descobriu sua paixão pela música aos 13 anos, quando teve a oportunidade de aprender violino em um projeto da prefeitura da cidade.

A partir dessa iniciativa, teve a oportunidade de aprender a tocar vários instrumentos, mas um dos que mais marcaram sua experiência foi a viola de arco, muito comum em orquestras e também conhecido como viola erudita e viola sinfônica.

Com nove anos de carreira, Charles teve a oportunidade de integrar a Orquestra Sinfônica de Florianópolis, participando de eventos internacionais, entre eles um realizado em Viña del Mar (Chile), do qual tem participado nos últimos cinco anos, apresentando-se ou atuando como voluntário na organização do evento.

Sobre sua vinda a Curitiba, ele conta que ao conhecer um curitibano enquanto tocava em uma praia em Santa Catarina, ficou entusiasmado com as possibilidades que a cidade poderia lhe oferecer, então viajou até a capital paranaense e começou a divulgar seu trabalho.

Atualmente, com influências como Dominguinhos, Djavan, Beatles e Stéphane Grappelli, ele possui projetos autorais de jazz e forró. Charles se sente realizado na rua, não pelo retorno financeiro, mas por acreditar que a “Rua XV é a escola, o curitibano dá reconhecimento e sabe apreciar a música, dá abertura para expressarmos nossa arte”.

Apesar das saudades da praia de sua terra natal, Charles tem planos de participar de conservatórios e viajar pelo mundo, levando sua música a outros países. Por enquanto, além dos trabalhos com a Orquestra de Florianópolis, toca em casamentos e diariamente na Rua XV de Novembro.

Para conhecer um pouco mais do trabalho de Charles, acesse:

 

Facebook – https://www.facebook.com/pages/Charles-Espindola/651754821545283

You Tube – https://www.youtube.com/user/thecharles1314

 

Sinfônica de Florianópolis

A Orquestra Sinfônica de Florianópolis foi fundada em 1994 pelo maestro Jeferson Dela Rocca, e atualmente realiza sua 21ª Temporada de Concertos, promovendo eventos e apresentações culturais no estado de Santa Catarina.

Dentre seus projetos estão várias causas sociais, a fim de democratizar o acesso à cultura e espetáculos eruditos, realizando sempre concertos gratuitos ou a preços populares, além de outras ações como a valorização da arte popular, aperfeiçoamento contínuo dos artistas locais e incentivo a composição erudita contemporânea.

Dentre estas iniciativas, um dos grandes destaques vai para os projetos de inclusão social, como os projetos Educando com Música, que visa ensinar música clássica para crianças e adolescentes de Florianópolis.

A Camarata Florianópolis já participou de vários eventos internacionais, se apresentando em países como Itália, Alemanha, França e Espanha.

(*) Alunos do CTCOM-UTFPR.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s