Amor pra recomeçar

Camila Cassins (*)

963758_492019934219267_1851763574_o

Alessandra Wobeto é da última turma do CTCOM, mas isso não a incomoda. Natural de Anápolis, em Goiás, chegou em Curitiba no dia 5 de fevereiro de 2012, um dia depois do seu casamento. A mudança, ela explica, foi devido à profissão do marido: “O amor também nós faz quebrar paradigmas. Acho que nem eu sabia que era capaz de deixar tudo para trás e construir uma nova vida”.

Até pouco tempo, sua trajetória acadêmica nada tinha a ver com a comunicação. Prestou vestibular para história, chegou a cursar um período na Universidade Estadual de Goiás (UEG), mas logo conseguiu bolsa pelo ProUni para cursar Direito. “Minha família ficou fervorosa com a conquista, então fui”.

Ela passou três anos no curso e poderia ter se formado, mas a transferência para Curitiba causou problemas: “tudo que havia idealizado com o curso de direito caiu por terra”, conta. Ou talvez isso a tenha colocado de volta no caminho certo.

Alessandra repensou a própria escolha e lembrou seu sonho de ensino médio: fazer jornalismo. “Nem sempre tudo é como escolhemos, na minha cidade não tinha jornalismo e minha família não me autorizava sair de lá”, explica, mas agora ela estava sobre as próprias pernas, já longe da cidade natal.

Seu trabalho, em uma empresa voltada a planejamento e desenvolvimento, deu uma pista do que realmente lhe interessava. “A Diretora havia me dito que eu devia fazer marketing, mas ainda não era o que queria, fui pesquisar sobre outros cursos na área da comunicação, com minha experiência no mercado de trabalho percebi que não tinha um perfil para jornal”.

Nesse dilema, passou em Comunicação Institucional, mas não chegou a se matricular. “Fiquei em dúvida sobre largar direito ou não. Foram três anos de pura ralação, era difícil a escolha”. Assim, ela tentou pesquisar mais sobre o curso com veteranos até se sentir segura, um ano depois, e abraçar a decisão. “Apesar de ser o terceiro curso que passei, nunca havia me sentido tão bem, afinal agora tinha finalmente a certeza que queria cursar comunicação institucional. Hoje sou muito feliz aqui, me identifico muito tanto com os professores quanto com as disciplinas ofertadas pela UTFPR, me sinto em casa”, anima-se a estudante.

Por enquanto, Alessandra ainda não sabe qual área da comunicação deseja seguir. “Porque sou apaixonada por fotografia, mas ao mesmo tempo amo organizar eventos, e ainda adoro pensar em estratégias de marketing. Sou um mix de tudo, quero até o fim do curso descobrir no que tenho que focar para poder me especializar em alguma área”.

Apesar de ainda não tem certeza sobre a parte profissional, já arranjou uma paixão: a fotografia. “Pretendo estudar mais, quem sabe fazer um mestrado na área, não sei bem ao certo. Quero levar ao menos com hobbie”. Para conhecer mais da área, chegou a pegar algumas matérias para cursar com Design, e conta que se encanta pela fotografia de pessoas.

Quem a ajudou a escolher a primeira câmera foi a professora Ana Paula da Rosa, que saiu este ano da UTFPR para se tornar professora no mestrado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Não é à toa que o momento que marcou Alessandra no curso foi a despedida da professora “isso com certeza sempre vou lembrar”.

Hoje, ela faz estágio em atendimento. “Ajudo a coordenação e produção de eventos, fotografo, também ajudo na parte de criação”, explica, além de atuar no Centro Acadêmico (CAC) e na Empresa Júnior, Lumo.

Alessandra brinca que a sua história é “uma confusão misturada com loucura”, mas não se arrepende das escolhas: “foi uma soma de fatores que me motivaram a ter certeza do que queria, e a vontade de começar algo realmente novo na minha vida”, finaliza.

 

Esse perfil faz parte da série de miniperfis em homenagem aos 10 anos do Curso de Tecnologia em Comunicação Institucional (CTCOM). Confira outros perfis já publicados:

Luciano Sasaki

Simone Martinhak

Aldebaran Campos

Greicieli Machado

Edelson Werlish

Fabio Marques

 

(*) Aluna do CTCOM-UTFPR

Um comentário sobre “Amor pra recomeçar

  1. Pingback: Comunicação Institucional, sim! | AG Comunique

Deixe um comentário

