Liberdade para criar

Camila Cassins (*)

 

10154175_660462260669727_1689725444888671051_n

Antes de entrar no curso de Tecnologia em Comunicação Institucional, no primeiro semestre de 2012, Aldebaran Campos passava longe da comunicação.

Fez um ano e meio de Farmácia na UFPR. Tentou mudar para biologia e não deu certo. “Mas ainda tinha uma nota bastante boa no ENEM e não queria ficar parado. Decidi fazer seis meses de qualquer curso na UTFPR, só pra ter o que fazer, e depois desse período me dedicaria ao pré-vestibular, tentando novamente ser aprovado em Biologia”, conta o estudante, que caiu em Comunicação Institucional porque “parecia o menos chato dos cursos”.

Ali, ele descobriu que seu forte mesmo eram as ciências humanas, e deixou de lado a ideia de passar em biologia. O mérito dessa descoberta, ele deve ao professor Marcio JK, que na época era substituto na disciplina de Textos Institucionais e hoje dá aulas no Centro Universitário FAE:

“Ele chegou em sala com cara de malandro, aquela cara de quem diz ‘hoje vocês estão ferrados!’. Escreveu na lousa, com letras garrafais, a palavra Brainstorm e colou uma imagem de dois pincéis encostados um no outro pelo cabo, formando 180º.

Nos perguntou o que estávamos vendo, e nós, marujos de primeira viagem, prontamente respondemos: ‘dois pincéis!’. Nessa hora ele riu e falou: ‘5 minutos para vocês me venderem isso! Isso é QUALQUER COISA, menos dois pincéis! Imaginem e vendam!’.

O desespero tomou conta de mim e de minha dupla, Duda. Não tínhamos ideia do que fazer. Depois de muito viajar, criamos um pen drive de duas pontas, com algumas funções absurdas. Procuramos um nome em turco no Google tradutor e montamos a campanha mais bizarra do mundo, mas o professor gostou!

Ali pude perceber que um dia gostaria de trabalhar em um lugar onde eu pudesse somente criar, imaginar qualquer coisa ‘fora da casinha’ e vender. Claro que com o tempo meus conceitos se aprimoraram um pouco, mas ainda me lembro dessa aula a cada nova campanha que participo”.

Ainda assim, Aldebaran não desistiu de voltar para a UFPR e começou a pesquisar sobre os cursos de Jornalismo e Relações Públicas. “Mas nas pesquisas percebi que a Tecnológica estava alguns passos a frente. Nosso curso é mais completo, mesmo sendo bem mais curto” e aí decidiu ficar de vez.

Agora, ele faz a diferença dentro e fora do curso. Fora, trabalhando em uma agência de marketing de conteúdo. “Crio textos publicitários para blogs dos mais variados clientes. De máquinas para serragem até estética facial. Além disso sou social media da Escola de Natação Amaral, que me dá muito trabalho, mas é bastante gratificante receber elogios dos alunos, desde os pequenininhos que gostam do Amaralzinho, personagem criado para agitar a fanpage, até atletas profissionais”.

Dentro, é presidente da Atlética de Comunicação da UTFPR, a AAASMA, desde o final de 2013. “Quando entrei, era Diretor de Esportes e tive noções de hierarquia, além de entender a importância dos projetos de extensão na faculdade. Depois fui ‘promovido’, cheguei a vice-presidência e comecei a frequentar reuniões com outras atléticas de Curitiba, do Brasil e até da Argentina!”, explica.

Para Aldebaran o importante é deixar um legado para os novos alunos. “o que me deixa mais feliz é a participação dos alunos do primeiro e segundo período. Vendo a animação deles em participar e entender o quanto a Atlética é importante, vejo que meu trabalho está sendo bem-feito”, comemora.

 

Esse perfil faz parte da série de miniperfis em homenagem aos 10 anos do Curso de Tecnologia em Comunicação Institucional (CTCOM). Confira outros perfis já publicados:

Luciano Sasaki

Simone Martinhak

 

(*) Aluna do CTCOM-UTFPR.

Anúncios

Um comentário sobre “Liberdade para criar

  1. Pingback: Comunicação Institucional, sim! | AG Comunique

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s