Ciclo Iguaçu defende direitos dos ciclistas em Curitiba

Caio Rieping (*)

Um corredor pequeno, espremido entre duas construções na Rua Presidente Faria. Quem passa por ali depressa pode nem notar, mas o portão colorido e uma enorme bicicleta feita de tubos de PVC chamam a atenção para o que há ali: a Bicicletaria Cultural de Curitiba, sede da Ciclo Iguaçu, associação dos ciclistas do Alto Iguaçu.

Quem nos recebe é Fernando Rosenbaum, sócio-proprietário da bicicletaria. O lugar é uma mistura de oficina e espaço cultural, com bicicletas, triciclos, ferramentas e peças por todos os lados, além de vários cartazes e pôsteres de eventos promovidos e apoiados pela instituição.

Fernando nos conduz a um pequeno pátio nos fundos da bicicletaria, onde ele e alguns companheiros estão almoçando. Enquanto come, fala um pouco sobre a instituição, que ele descreve como “um ponto de apoio para o ciclista urbano”, que oferece cursos de manutenção de bicicletas, além de prestar serviços ao ciclista, como oferecer estacionamento e serviços mecânicos, além de atividades culturais.

Quem representa a associação dos ciclistas e nos fala a respeito é Vinicius Cubas Brand, coordenador geral da associação. Ele e Fernando explicam que a associação surgiu de uma demanda que havia da comunidade de ciclistas de Curitiba, pois faltavam ações dos órgãos públicos com relação ao uso da bicicleta, além de estrutura que permitisse esse uso.

Eles explicam que a Ciclo Iguaçu hoje tem muita presença junto ao poder público, reivindicando muitas ações que faltavam aos ciclistas há décadas, desde espaços como a Praça de Bolso do Ciclista, em construção na esquina das ruas Presidente Faria e São Francisco, até a ampliação da rede de ciclovias e ciclofaixas da cidade.

Segundo Vinicius, a associação, por ser um grupo organizado, tem mais força junto aos órgãos públicos, representando a classe do ciclista. “As pessoas chegam pra gente com as reivindicações e a gente chega na pessoa certa lá na prefeitura. E fala o que precisa fazer. A gente inclusive pode falar diretamente com o prefeito, que recebe as pessoas sem problemas.”

 

Serviço

Endereço: Rua Pres. Faria, 226 – Subsolo

Centro – Curitiba – PR – Brasil

Telefone: +55 41 3153.0022

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s